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Nova GM S10 surge em flagra e estreia em feira Agro em abril
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Nova GM S10 surge em flagra e estreia em feira Agro em abril

Chevrolet S10 2025 terá identidade visual nos moldes das irmãs Montana e Spin; interior da picape muda, mas motor permanece

Vagner Aquino, especial para o Estadão

11 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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S10
S10 será lançada na primeira quinzena do mês que vem
Crédito:Adolfo S./Mentiras Automotivas/Instagram

Em breve, a Chevrolet S10 2025 estará nas concessionárias. E enquanto isso não acontece, diversos flagras pipocam por aí. Mas, desta vez, o modelo apareceu quase que totalmente sem camuflagem e surpreendeu com design diferente do esperado. Quem publicou as imagens, de autoria do leitor Adolfo S., foi o perfil Mentiras Automotivas, do Instagram. A publicação não menciona a localização do flagra.



De acordo com as imagens, a nova S10 não será uma espécie de clone da Colorado (a irmã norte-americana da S10), como se previa. O modelo chega seguindo a cartilha das irmãs Montana e Spin (que será lançada nas próximas semanas). A picape média, portanto, também vai adotar a solução de cortar a grade ao meio e posicionar faróis e luzes de LEDs em campos distintos.

Na parte de trás, portanto, continuam a circular imagens com camuflagem mais pesada. Mas tudo permanecerá muito parecido com o formato atual. Talvez, as lanternas fiquem menos quadradas ou recebam novo layout interno. Nas laterais, apenas as rodas devem mudar.

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S10
Chevrolet S10 (Adolfo S./Mentiras Automotivas/Instagram)

As medidas não devem ficar muito além das atuais (salvo alguns ajustes nos para-choques). Portanto, continuará com 5,36 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de entre-eixos. E, por dentro, haverá modificações no painel. Inclusive, aponta-se que a S10 também terá quadro de instrumentos e central multimídia reunidas em uma única peça. O sistema MyLink ganhará nova geração.

O lançamento

A nova Chevrolet S10 será lançada na primeira quinzena de abril. A estreia acontece em paralelo à Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, no Paraná. A edição deste ano, cabe lembrar, ocorrerá entre os dias 5 e 14 do mês que vem. Assim, espera-se que a picape apareça logo na estreia da feira.


O que não muda na S10 2025, entretanto, é o motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv e 51 mkgf de torque. Informações apontam que deve ter câmbio novo. Dessa vez, automático de oito marchas (atualmente, seis). Todavia, nas versões de entrada, segue a mesma transmissão manual de seis marchas.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.