A Toyota começa 2022 renovando toda a sua gama de carros nacionais. Dois dias depois de anunciar a chegada da linha 2023 para o Corolla sedã e o SUV Corolla Cross, a marca japonesa lança no Brasil o novo Yaris. Ao contrário das expectativas, o compacto deixou a versão esportiva GR-S de fora do catálogo. Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o modelo traz as mesmas atualizações da versão tailandesa (Vios) tanto no hatch quanto no sedã. Os preços partem de R$ 92.190 e de R$ 96.390, respectivamente, e as entregas serão feitas entre 10 e 20 dias.
Com produção na fábrica da marca em Sorocaba (SP), o novo Yaris atrasou por causa da paralisação da unidade paulista. O motivo foi a crise dos chips. Agora, contudo, a linha opera 24 horas por dia. São três turnos para dar conta da demanda. Afinal, a meta da Toyota é vender cerca de 40 mil unidades da linha Yaris em 2022, com 60% do hatch e 40% do sedã.
“Não temos o desejo de competir (com os rivais como, por exemplo, Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e o novo Honda City), mas de satisfazer o cliente”, garante o gerente comercial da japonesa, José Ricardo.
De fato vai ser difícil o Yaris bater a concorrência, afinal, a linha 2023 não traz nenhuma mudança drástica que tenha por meta roubar clientes dos rivais. Em síntese, hatch e sedã têm apenas para-choque e grades dianteiras redesenhadas, bem como opção de faróis full LEDs nas versões mais caras (XLS). Novas rodas e luzes DRL também fazem parte do pacote.
Interior
Do lado de dentro, apenas novo revestimento dos bancos (versões XL e XS) e cor dark silver nos acabamentos internos. No mais, há central multimídia com tela de 7″ em todas as versões de acabamento do Yaris. O espelhamento Android Auto e Apple Carplay é feito, entretanto, apenas com o uso de fio. Na parte de trás, o modelo acrescenta duas entradas USB para carregamento de smartphones.
Ainda na lista de equipamentos, as versões XS e XLS do novo Yaris conta com ar-condicionado automático e digital com filtro antipólen. Teto solar elétrico, computador de bordo com tela de 4,2″ em TFT e os modos de condução Sport e Eco também estão na lista. Esses últimos, contudo, são responsáveis por ajustar eletronicamente o câmbio, deixando as respostas mais rápidas ou mais suaves, respectivamente.
Mecânica
Pendendo para a performance, cabe salientar que a Toyota não mexeu na mecânica do Yaris 2023. A nova versão continua com o atual motor 1.5 flex Dual VVT-i aspirado com quatro cilindros e 16 válvulas produzido em Porto Feliz (SP). Tem total de 110 cv de potência máxima (a 5.600 rpm) e torque de 14,9 mkgf – dados com etanol. O propulsor trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT que simula 7 marchas.
De acordo com dados do Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O sedã, no entanto (também com etanol no tanque), faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
Na linha 2023, o motor 1.3 fica de fora. O motivo, de acordo com o relato dos executivos durante a apresentação do modelo à imprensa, é o interesse do cliente, que não mais se interessava pelo motor de litragem menor. Por fim, cabe enfatizar que, pelo mesmo motivo, a Toyota deixou de comercializar o Yaris com câmbio manual desde o ano passado.
Itens de segurança
Como é praxe na Toyota, o Yaris chega de olho na segurança. Assim, acrescentou à lista de série sete air bags e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Itens imprescindíveis, afinal, o carro foi rebaixado para 1 estrela nos testes de impacto do Latin NCAP, no ano passado. O modelo produzido no Brasil (com o mesmo conteúdo da unidade avaliada) passou por testes do órgão em 2019.
Para completar, as versões mais caras (XS e XLS) passam a contar com sistema de pré-colisão – emite alerta sonoro quando há risco de batida e reduz a aceleração -, além de alerta de evasão de faixa. Este, em síntese, emite som quando o motorista sai da faixa de rolagem sem acionar as setas.
Conforme previamente oferecido, há controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Assistente de frenagem e Isofix para fixação de cadeirinhas de crianças também fazem parte da lista.
Já vai mudar?
O lançamento do Yaris no Brasil aconteceu em 2018. Mas vale recordar que a geração atual do modelo existe desde 2013 na Tailândia – já chegou por aqui após seu primeiro facelift. Nesse sentido, informações já apontam para a chegada de uma nova geração ainda neste ano, voltada a mercados emergentes. O que incluiria o Brasil.
Apesar de defender a eletrificação de veículos como única saída para a diminuição da poluição do meio ambiente, a Toyota prefere não comentar a chegada de um Yaris híbrido por aqui. De acordo com informações da imprensa internacional, a nova geração do Yaris pode trocar a plataforma atual pela base modular DNGA – a mesma base do Daihatsu Rocky/Toyota Raize. O utilitário, aliás, já tem até registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e poderá ser feito em Sorocaba.
Com três anos de garantia (ou 150 mil km), as versões hatch e sedã do Yaris 2023 começam a ser vendidas nesta quinta-feira (13) no Brasil. Em termos de mix versões, a Toyota acredita que o mercado se comportará assim: XL (25%), XS (50%) e XLS (25%).
Confira a lista de preços do Yaris 2023:
XL (hatchback) – R$ 92.190
XS (hatchback) – R$ 101.490
XLS (hatchback) – R$ 112.690
XL (sedã) – R$ 96.390
XS (sedã) – R$ 104.990
XLS (sedã) – R$ 116.990