Você está lendo...
Novo Uber Comfort terá carros mais espaçosos e motoristas calados
Notícias

Novo Uber Comfort terá carros mais espaçosos e motoristas calados

Nova categoria estreia em novembro e substitui o Uber Select. Carros serão mais confortáveis e motoristas têm melhor avaliação para acessar Uber Comfort

Redação

07 de out, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

uber
Objetivo da Uber é reduzir a emissão de poluentes da frota de automóveis que trabalha para a empresa
Crédito:Mario Anzuoni/Reuters
uber comfort

Carros mais espaçosos e personalização da experiência são os focos do Uber Comfort, modalidade de corridas do Uber anunciada nesta segunda-feira, 7. A novidade chega ao Brasil a partir de 21 de novembro e vai substituir o Uber Select. A categoria é intermediária entre os carros de luxo do Uber Black e as viagens cotidianas do UberX.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Nos Estados Unidos, onde a modalidade foi lançada em julho, apenas modelos de carros de uma lista restrita e que tenham sido fabricados depois de 2012 podem atender ao Uber Comfort. Para o UberX brasileiro, a exigência é que o carro tenha sido produzido a partir de 2008. O Uber Comfort também tem restrição aos motoristas. Eles precisam completar 500 corridas e manter uma nota mínima de 4,85 para oferecer o serviço nos Estados Unidos.

Publicidade


Embora ainda não tenha divulgado as tarifas brasileiras do Uber Comfort, as viagens da modalidade no exterior são de 20% a 40% mais caras que as do UberX. Antes de entrar no carro, o passageiro do Uber Comfort escolhe a temperatura do ar condicionado. Também informa se está disposto a conversar com o motorista ou prefere uma viagem mais silenciosa. Segundo a empresa, as funcionalidades também estarão disponíveis para o Uber Black.

Uber global

A mudança faz parte de uma padronização global da marca da empresa. De acordo com a empresa, a nova modalidade foi criada para atender usuários frequentes do aplicativo. “Muita gente já passou por situações assim. Você entra no carro cansado e tudo o que precisa naquele momento é de um pouco de sossego”, afirmou, em nota, Claudia Woods, diretora-geral do Uber no Brasil.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.