A Volkswagen deu inicio nesta segunda-feira (8) ao pré-lançamento do novo Polo 2023 no Brasil. A marca não diz quando será a estreia do hatch reestilizado, mas confirma o lançamento em 2022 – o que ocorrerá até outubro. Neste primeiro momento, a alemã apresenta as novas tecnologias de iluminação dos faróis, que terão LEDs em todas as versões.
Com a plástica de meia vida, o VW Polo ganhará as atualizações feitas em 2021 no modelo europeu. Entretanto, o hatch feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá algumas diferenças visuais. Uma delas é o desenho das lanternas, que ganharão novo desenho interno de luzes, mas vão manter as formas atuais do conjunto. Na Europa, elas ganharam extensões que invadem a tampa traseira e deixam o desenho horizontal.
Entretanto, por ora, a Volkswagen não apresenta as lanternas. A marca mostra apenas os faróis redesenhados. A gama ganhará luzes de LEDs desde as versões mais básicas até as intermediárias. Já a topo de linha GTS, única com motor 1.4 turbo (até 150 cv), terá os faróis IQ.Light Matrix, com módulos matriciais. Eles atuam em conjunto com a câmera frontal dos sistemas semiautônomos. Assim, são capazes de identificar cada veiculo à frente e apagam pontos específicos.
Até 130 metros de alcance
Com os novos faróis de LEDs, o Polo 2023 vai quase dobrar o alcance da iluminação à noite. O hatch atual, com lâmpadas halógenas nos faróis, ilumina 70 metros à frente. Mas, com a reestilização e a adoção de luzes de LEDs, passará a iluminar até 130 metros à frente. Já o novo Polo GTS com faróis altos adaptativos alcançará 170 metros. É claro que tudo tem um preço: o conjunto óptico com luzes de LEDs chega a ser mais de duas vezes mais caro, porque demanda um módulo eletrônico.
Patentes antecipam o visual do hatch
Tal como o Jornal do Carro publicou há poucos dias, o novo Volkswagen Polo 2023 teve os desenhos industriais publicados pelo ministério de patentes da Argentina. Neles, é possível ver o visual das versões Comfortline e Highline, que devem manter esta nomenclatura. Na frente, a plástica altera todo o para-choques, faróis e grade. O hatch virá com o novo logotipo da VW, bem como terá recursos semiautônomos, tal como o rival Hyundai HB20.
Polo com motor do Up! TSI
Com os novos limites de emissões do Proconve L7, o novo Polo usará o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que era do Up! TSI. Mas poderá ter ganho de desempenho e superar os 105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque. O câmbio será manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o hatch vai abandonar o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv, que ficará para o Polo Track, substituto do Gol. E não terá o 1.6 MSI flex de até 117 cv com câmbio automático.
Com a versão 170 TSI, o hatch da VW fará até 16,5 km/l com gasolina em ciclo rodoviário e, na cidade, média de 13,8 km/l. Assim, será um dos mais econômicos pelo Inmetro. Além disso, espera-se que o novo Polo conte com o 1.0 170 TSI como opção de entrada. Logo acima, virá o 1.0 turbo flex atual, com até 128 cv e 20,4 mkgf de torque conectado ao câmbio automático. Já a versão esportiva GTS, que terá o visual do Polo GTI, deve manter o 1.4 turbo de 150 cv.