Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

02/12/2022 - 6 minutos de leitura.

Novo VW Polo ganha três estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP

Latin NCAP também fez testes de impacto com os sedãs Toyota Corolla e a versão indiana do Volkswagen Virtus, que levaram cinco estrelas cada

Para executivo do Latin NCAP, Volkswagen Polo deve visar cinco estrelas Crédito: Latin NCAP/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O fim do ano está chegando, mas os trabalhos no Latin NCAP não param. Desta vez, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe realizou nova bateria de testes de colisão e, assim, deu três estrelas para o Volkswagen Polo. De acordo com o órgão, os sedãs Toyota Corolla e Volkswagen Virtus ganharam cinco estrelas máximas de segurança. Mas nem tudo tem a ver com o mercado brasileiro (entenda mais abaixo).

As três estrelas do novo Polo não chegam em boa hora. Afinal, na tentativa de substituir o Gol, o modelo teve uma espécie de relançamento no Brasil. Agora, está mais “pelado” e barato e, assim, concorre em uma categoria abaixo – rivaliza com Chevrolet Onix e Hyundai HB20, por exemplo. Ou seja, com segurança mediana fica ainda mais difícil alcançar a concorrência.


Leia Mais


Como o VW tem quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e controle de estabilidade de série, alcançou 73,21% de proteção para ocupantes adultos. No mais, atingiu 71,33% em ocupante infantil, 51,41% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, e 58,14% em assistência à segurança. De acordo com o órgão, a indisponibilidade de tecnologias de assistência à direção e de airbags de cortina impediu o modelo a alcançar classificação melhor.

Continua depois do anúncio

Hatch precisa de melhorias

“Embora o desempenho de três estrelas do novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas. Especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, defende Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Conforme as coordenadas do Latin NCAP, o modelo foi testado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e controle de estabilidade (veja o vídeo abaixo).


Longe do Brasil, mas foi bem

Mas se o Volkswagen Polo não teve tanto êxito, o irmão Virtus se deu bem. A quinta bateria deste ano do Latin NCAP conferiu cinco estrelas ao sedã. Entretanto, o modelo avaliado pelo órgão é feito na Índia. Conforme contamos no Jornal do Carro, o Virtus nacional será reestilizado no início de 2023 seguindo os passos do indiano. Mas, tal como o Polo, vai descer um degrau para ocupar a vaga do Voyage. E, assim, assumirá o posto de sedã de entrada da VW no Brasil.

Latin NCAP/Divulgação

De volta aos testes de colisão, o novo Virtus – com seis airbags e controle de estabilidade – atingiu 92,35% de proteção para ocupante adulto, 91,84% para ocupante infantil, 53,09% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança. O modelo também passou por testes de impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres. Acrescentou, no entanto, frenagem autônoma de emergência na cidade em alta velocidade, e controle de estabilidade.


Corolla repete as cinco estrelas

Com produção brasileira, o Toyota Corolla repetiu as cinco estrelas conquistadas em 2019. Como itens de série, o modelo tem sete airbags e controle de estabilidade. Desse modo, obteve 83,31% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança.

Latin NCAP/Divulgação

Para Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP, a classificação cinco estrelas de Virtus e Corolla “constitui um exemplo para outros fabricantes da região que continuam a nos vender a segurança como um luxo”. Ele conclui dizendo que é necessário haver rotulagem que mostre, nos veículos, as estrelas do Latin NCAP para, assim, oferecer mais um instrumento de apoio ao consumidor.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Kia EV6 muda de visual por fora e por dentro

Notícias

Chevrolet S10 2025 ganha potência e tecnologias inéditas; veja preço e impressões

Notícias

Blindadoras e IQA criam selo de qualidade contra blindagem ‘pirata’

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

OFERTAS 0KM
De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS