Quando uma marca precisa promover seus carros, geralmente cria uma edição especial, com acessórios exclusivos da versão. Algumas dessas vezes, tais versões ganharam nomes de celebridades, para ajudar ainda mais nas vendas, pegando carona na notoriedade do homenageado.
Pensando nisso, separamos nesta matéria, algumas edições especiais de modelos ao redor do mundo. Pilotos, estilistas, modelos e até mesmo Frank Sinatra já emprestaram seus nomes à montadoras, e alguns deles você pode conferir a seguir.
10 carros que já receberam nomes de famosos:
Fiat Stilo Schumacher (500 carros)
A edição especial do Fiat Stilo chegou ao mercado em 2004, já como modelo 2005. No Brasil, usava o motor 1.8 16v emprestado da GM, com 122 cavalos, e limitado a apenas 500 unidades, por exemplo. O modelo ficou notoriamente conhecido por outro fator, além do sobrenome famoso: o teto solar panorâmico Sky Window, bem como bancos de couro e ar digital, por exemplo.
Chrysler Imperial Frank Sinatra Signature Edition (271 carros)
A fim de levantar as vendas da Chrysler, que no início dos anos 80 não iam nada bem, o presidente da marca Lee Iacocca resolveu reviver o nome Imperial, agora como um modelo, ao invés de uma marca. Para promover o modelo, contou com a ajuda do cantor Frank Sinatra, que assinou a série de 271 carros, todos na cor azul-claro. Além disso, como diferencial, o proprietário do Imperial “FS” recebia dezesseis fitas com sucessos do cantor, em uma caixa especial de couro.
Citroën C4 by Loeb
Se hoje o nome C4 significa um SUV compacto, no passado era referência a um hatch médio, vendido no Brasil com duas ou quatro portas, por exemplo. Além disso, no País, a versão esportiva VTR chamava a atenção pelo visual moderno. No entanto, lá fora, o modelo homenageou o piloto francês Sebástien Loeb, que corria pela marca no campeonato mundial de rally.
Mercedes-Benz A160 Hakkinen edition
Para muitos, um Mercedes Classe A significou o primeiro acesso a um carro premium. No entanto, para outros, um veículo inseguro, capaz de capotar em uma manobra de emergência. Seja como for, esse foi o escolhido pela marca para homenagear o piloto escandinavo Mika Hakkinen, que na época corria pela marca na Fórmula 1.
Chevrolet Monza Clodovil
Logo nos primeiros anos de vida do Monza, a concessionária Chevrolet Itororó, de São Paulo/SP, convidou o estilista Clodovil Hernandes para assinar algumas unidades de seu novo modelo, por exemplo. Disponível na versão Hatch, o Monza Clodovil tinha bancos em couro com a assinatura do estilista, bem como também todos os opcionais disponíveis na versão SL/E, e um exclusivo jogo de malas, feitas exclusivamente para os carros.
Lotus Evora Naomi for Haiti (8 carros)
Apesar de pouco conhecida, a história dos Lotus Evora personalizados pela supermodelo Naomi Campbell é boa. Oito modelos foram customizados e leiloados, e o dinheiro das vendas foi revertido em ajuda humanitária para as vítimas de um terremoto no Haití, em 2010. Por fim, os modelos arrecadaram 1.4 milhão de libras para auxiliar as vítimas do desastre climático.
Citroën Xsara Picasso
Sim, a minivan Citroën Xsara Picasso foi nomeada em homenagem ao grande pintor espanho Pablo Picasso. Entretanto, o modelo causou certo problema com a família do pintor, uma vez que a neta do artista tentou processar um de seus parentes pelo uso do nome. Seja como for, o nome foi visto pela última vez no Brasil em 2019.
Chevrolet Omega Fittipaldi
A última geração do Omega no Brasil era uma versão rebatizada do Holden Commodore VE, importada da Austrália. Contudo, em 2009, a GM decidiu homenagear o ex-piloto de F1 Emerson Fittipaldi estampando seu nome no modelo. Assim, o modelo era equipado com o potente motor V6 Alloytech de 292 cv, versão mais potente de todos os Omega já vendidos no Brasil.
Entretanto, é importante lembrar que não é a primeira vez que o ex-piloto leva seu nome em um Chevrolet: o mesmo aconteceu no lançamento do Monza Classic 500 EF, primeiro carro com injeção eletrônica da marca no País.
Mercedes-Benz SLR Stirling Moss
O Mercedes-Benz SLR McLaren já era, por si só, um carro especial, e celebra a união entre a Mercedes e a McLaren na F1. Entretanto, uma edição especial, feita para homenagear o já falecido piloto Stirling Moss é considerada ainda mais especial. Além disso, com apenas um assento e 200 kg mais leve que a SLR comum, o superesportivo conta com um V8 de 649 cv, e 0 a 100 km/h em apenas três segundos.
O Jornal do Carro também está no Instagram!