Todos os anos, as montadoras lançam novos carros no Brasil, mas 2025 promete ser ímpar em relação aos lançamentos. Com o início da nova fase da lei de emissões (Proconve L8), em vigor desde hoje, 1º de janeiro, os carros novos terão de poluir menos e serem mais eficientes. Esse é um dos motivos que fará de 2025 o “ano do carro híbrido flex”. E, justamente por isso, vários dos futuros modelos já virão eletrificados.
Pois 2025 começará na temperatura do verão no País: quente. Já nos próximos dias, a General Motors dará início à campanha do seu centenário. A montadora completa 100 anos de atividades no Brasil e prepara um pacotão de novidades que começará com a linha 2025 da dupla Chevrolet Onix e Onix Plus. O hatch e o sedã de entrada da marca da gravata vão ganhar melhorias no motor 1.0 turboflex, que finalmente terá injeção direta de combustível.
Na Stellantis, a Fiat finaliza os testes para o lançamento da nova Toro. A picape intermediária feita em Goiana (PE) receberá reestilização e o novo motor turbodiesel que estreou na “prima” RAM Rampage. Este mesmo motor também chegará ao Jeep Commander. Já a Peugeot terá versões híbridas flex dos novos 208 e 2008 com o sistema leve de 12 volts dos Fiat Pulse e Fastback, que eletrifica o motor 1.0 turboflex de até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque máximo.
Novos SUVs compactos vão para cima do líder T-Cross
Os utilitários esportivos somam quase a metade das vendas de carros novos em 2024 no Brasil. Por isso, é de se esperar que as marcas estejam priorizando a categoria. Vários dos modelos que prometem agitar as vendas em 2025 serão SUVs. O atual líder de vendas no País é o Volkswagen T-Cross, mas a marca alemã prepara para o 1º semestre o VW Tera, novo SUV de entrada feito sobre o Polo que terá tabela de preço abaixo de Nivus e do próprio T-Cross.
Com a força da rede da VW, o Tera certamente virá para vender alto volume. Portanto, um candidato a fisgar a liderança do irmão T-Cross. Contudo, a categoria realmente receberá novidades de grande impacto. A maior delas, talvez, o inédito Toyota Yaris Cross. O SUV está bem próximo de ganhar produção na fábrica da marca em Sorocaba (SP), ao lado do Corolla Cross. Com preços bem próximos aos do Hyundai Creta, o novato virá híbrido.
Outro forte candidato a lançamento do ano no País é o novo Nissan Kicks. Já lançada no México e nos Estados Unidos, a nova geração do SUV será feita em Resende (RJ) ao lado do atual modelo, que passará a se chamar Kicks Play. Para fechar a trinca japonesa, a Honda finaliza os testes do novo WR-V, que voltará às lojas, desta vez sobre a mesma base da linha City. Assim como o arquirrival Yaris Cross, o novo SUV de entrada da Honda terá opção híbrida.
Novos SUVs rivais para Compass e Corolla Cross
Entre os SUVs médios, há grandes expectativas para 2025. Para começar, a Ford deve trazer o novo Territory ao Brasil logo no 1º semestre. O carro é importado da China e já trocou de visual por lá. Assim, vai disputar espaço com os líderes Compass e Corolla Cross, e com híbridos chineses de sucesso nas vendas, como GWM Haval H6 e a linha BYD Song (SUVs Pro, Plus e Premium). Aliás, H6 e Song Pro em breve terão produção nacional.
A Jeep também prepara nova linha do Commander com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf de torque. Com isso, o SUV de 7 lugares feito em Pernambuco ficará mais eficiente e competitivo que com o atual 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 mkgf de torque.
Entretanto, o modelo mais esperado nesta categoria é inédito. Será o Renault C-SUV, uma versão da marca francesa para o Dacia Bigster, que estreou em outubro na Europa, no Salão de Paris. O modelo que será feito no Paraná estreia no 2º semestre sobre a plataforma CMF-B (também chamada de RGMP), que estreou no País com o Kardian. A base modular virá já eletrificada, com versão híbrida para desafiar principalmente o Corolla Cross HEV e SUVs chineses.
Titano argentina, GWM Poer e nova Triton
Por fim, as picapes continuam com vendas aquecidas e receberão boas novidades no mercado nacional. O ano começa com o início das entregas da nova Mitsubishi Triton, que o Jornal do Carro já acelerou. A picape trocou de geração e mudou completamente, com importantes refinamentos no chassi e no motor turbodiesel. A cabine evoluiu e deve colocar a picape feita em Catalão (GO) de volta à disputa contra a líder Toyota Hilux e a nova Ford Ranger.
Em seguida, a Fiat lança a nova Toro 2026 e começa a produzir a Titano na Argentina. A mudança de nacionalidade (a picape é feita atualmente no Uruguai) vai incluir a troca do motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 mkgf pelo novo 2.2 de 200 cv e 45,9 mkgf. Uma importante atualização que promete melhorar as vendas do modelo em 2025.
Por fim, a GWM prepara para o próximo ano (com certo atraso) o lançamento da picape Poer. O modelo foi um dos primeiros a ser confirmado pela marca chinesa no Brasil, mas a fabricante reavaliou os planos e postergou a chegada da Poer, que deve estrear no 2º semestre com perspectiva de ganhar produção na fábrica de Iracemápolis (SP). O modelo mira também a Toyota Hilux e outras picapes conhecidas, como Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok.
Confira a seguir os 20 carros mais esperados no Brasil em 2025:
Novos Chevrolet Onix e Onix Plus
No fim de 2024, a Chevrolet anunciou mudanças nos motores 1.0 e 1.2 turbo dos modelos Tracker e Montana. Contudo, a linha Onix ficou de fora. Agora, os compactos da GM, que usam o motor 1.0 turbo em algumas versões, terão acesso aos melhoramentos em potência e torque. As mudanças virão também acompanhadas de leve reestilização que vai modernizar principalmente a dianteira dos dois modelos. O lançamento será um dos primeiros do ano.
Nova Mitsubishi Triton
A nova geração da picape média da Mitsubishi deixou a sigla L200 para trás e agora se chama apenas Triton. O modelo estreou em novembro de 2023 no Brasil, e abriu pré-venda em dezembro. Pois os primeiros compradores receberão a nova Mitsubishi Triton a partir da 2º quinzena de janeiro. Em relação ao modelo anterior, a picape muda tudo: trocou o chassi, atualizou o visual, está mais potente (motor 2.4 a diesel de 205 cv e 47,9 mkgf) e mais confortável (leia aqui as primeiras impressões).
Fiat Toro 2026
A nova Fiat Toro finaliza os testes para estrear no primeiro semestre de 2025. A picape receberá sua plástica de meia vida e ganhará novo visual, com dianteira totalmente redesenhada (vão mudar grade, para-choque e todo o conjunto óptico) e traseira com acertos mais discretos. Já o interior ficará parecido com o da RAM Rampage. E por falar na “irmã”, a Toro também vai receber o novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv em sua linha e novos recursos.
VW Tera
Próximo de ganhar produção na fábrica de Taubaté (SP), o novo SUV de entrada chega no primeiro semestre do ano que vem. A apresentação está prevista para acontecer em março, com início das vendas em abril. O modelo vem disputar o recente nicho de SUVs pequenos, com preços mais próximos dos hatches compactos. Ou seja, vem brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro crossover do Onix, que também estreia em 2025. Para isso, o VW Tera herdará plataforma, mecânica e conteúdos do Polo.
Novo Nissan Kicks
A nova geração do SUV compacto foi flagrada no País por várias vezes ao longo de 2024. Atualmente, o novo Kicks roda camuflado em fase final de testes para o lançamento, que deve acontecer no 1º semestre de 2025. Por isso, o início da produção na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, virá logo. Feito sobre a base CMF-B do grupo Renault, o novo Kicks cresceu bem de tamanho e vai brigar até com SUVs maiores. O motor deverá ser o mesmo 1.0 turboflex do Kardian.
Fiat Titano 2026
Lançada há um ano no Brasil, a Fiat Titano não decolou nas vendas, apesar da enorme rede da marca italiana no País. Mas a picape média ganhará um reforço em 2025: vai trocar a linha de produção da Nordex, parceira da Stellantis, em Montevidéu, no Uruguai, e passará a ser montada em Córdoba, na Argentina. Isso deve ampliar o volume mensal e trará mudanças bem-vindas, como a adoção do novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv da Rampage.
Toyota Yaris Cross
Atrasado e cercado de expectativas, o Yaris Cross deve chegar em meados de 2025 e vai se posicionar abaixo do Corolla Cross. O modelo deve colocar a Toyota, finalmente, na briga entre os compactos com T-Cross, Hyundai Creta, Tracker e companhia. O utilitário mais barato usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA. Além disso, virá com versão híbrida flex logo de cara.
Novo Honda WR-V
O WR-V vai voltar ao Brasil em 2025, mas bem diferente daquela derivação do Fit que foi vendida no País entre 2017 e 2021. A nova geração será derivada da linha City, um projeto asiático. Lá, o SUV é chamado de Elevate. O lançamento no Brasil está previsto para o 2º semestre de 2025, já com produção nacional na fábrica de Itirapina (SP). O novo Honda WR-V promete incomodar o segmento de SUVs compactos com preço a partir de R$ 130 mil.
Peugeot 208 e 2008 híbridos
Principais apostas da Peugeot para 2025, os novos 208 e 2008 receberão em breve o mesmo sistema híbrido leve flex recém-lançado nos Fiat Pulse e Fastback. Previstos para chegar às lojas até junho, ambos ganharão a opção Bio-Hybrid, que une o 1.0 turboflex de até 130 cv a um gerador com potência equivalente a 4 cv. Este atua como alternador e auxilia na partida do veículo. A dupla deve chegar como uma das mais acessíveis do mercado.
Novo Ford Territory 2025
O Ford Territory chegou ao Brasil de cara nova há cerca de um ano, mas o SUV já mudou novamente na China, onde é chamado de Equator Sport. Além do visual atualizado, o SUV médio ganhou uma opção híbrida plug-in. Visualmente, o destaque é a frente redesenhada, com uma grade preta mais parruda que liga os novos faróis de LEDs. Na mecânica, o novo Territory vai manter o motor 1.5 turbo a gasolina de 170 cv e 26,5 mkgf de torque. O câmbio é automático de sete marchas.
Jeep Commander 2026
Assim como a Fiat Toro, o Jeep Commander também finaliza os testes para trocar de linha e ganhar o novo motor 2.2 turbodiesel da picape Rampage. Este rende 200 cv de potência e 45,8 mkgf de torque máximo, e substituirá o veterano motor 2.0 a diesel de 170 cv e 35,7 mkgf. Na Índia, o SUV de 7 lugares recebeu uma reestilização no fim de 2024, mas, no Brasil, não deve mudar de visual, por enquanto.
Chevrolet Tracker híbrido
Logo depois de renovar a linha Onix, a GM vai atualizar o SUV Chevrolet Tracker, lançado no País em 2020. A reestilização vai mudar principalmente a dianteira do modelo, com faróis de LEDs mais modernos. Mas o trunfo será a inédita versão híbrida leve flex, a primeira da marca do mundo. O SUV foi o escolhido para estrear a tecnologia que promete colocar a GM na disputa pelo promissor mercado de carros híbridos flex no País. O conjunto usará os motores turboflex.
Novo VW Jetta GLI
Tal como o Jornal do Carro antecipou, o Jetta GLI ganhará a recente atualização feita nos Estados Unidos e México. Trata-se de uma segunda plástica para deixar o sedã de 7ª geração com o visual mais próximo do estilo global dos carros da marca. No Brasil, o modelo reforçará a gama de lançamentos que vai “resgatar a esportividade” da VW do Brasil. O sedã tem opção de suspensão adaptativa, assistentes de segurança à condução e motor 2.0 turbo de 231 cv.
BYD Song Pro híbrido flex
A BYD prepara para 2025 mais uma ofensiva de lançamentos, com vários modelos e marcas ainda inéditos no País. Entre eles, o hatch médio elétrico Sealion 7 e modelos da marca de luxo Denza. Entretanto, a principal novidade da marca chinesa para o próximo ano é o início da produção nacional na fábrica de Camaçari (BA). O SUV híbrido plug-in Song Pro foi o escolhido para abrir os trabalhos e vai ganhar motor 1.5 turboflex.
GWM Haval H6 híbrido flex
Assim como a conterrânea BYD, a GWM também acelera as obras da fábrica de Iracemápolis (SP) para o início da produção nacional. Pois, dado o sucesso nas vendas, o SUV híbrido Haval H6 será o primeiro modelo feito no País pela montadora chinesa. A GWM, inclusive, já trabalha com a Bosch no desenvolvimento de versões flex do modelo. A estreia deve ocorrer no 2º semestre de 2025 já com a reestilização lançada em 2024 na China.
Renault C-SUV (Bigster)
A montadora francesa terá em 2025 um SUV médio para chamar de seu e fazer frente a Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Inspirado na terceira geração do Dacia Duster, o inédito modelo usará a plataforma RGMP do Kardian e terá visual inspirado no SUV-cupê Rafale. O SUV deve trazer sistema híbrido leve flex de 48 volts combinado ao motor 1.3 TCe do Duster nacional. O conjunto será produzido pela Horse Powertrain em São José dos Pinhais (PR).
Hyundai Santa Fe
O Hyundai Santa Fe vai voltar ao Brasil em 2025. O SUV, no entanto, está bem diferente daquele modelo que fez sucesso por aqui nos anos 2000 e 2010. Agora com design poligonal e muita tecnologia, o SUV de 7 lugares já deu caras no País, mas o lançamento será no 1º semestre. Em relação às dimensões, o novo Santa Fe tem 4,83 metros de comprimento e 2,81 m de distância entre-eixos, porte de VW Tiguan Allspace e Caoa Chery Tiggo 8, por exemplo. A mecânica tem variadas opções, entre elas a PHEV com motor elétrico de 91 cv e potência combinada superior aos 250 cv.
VW Golf GTI
A Volkswagen trará o esportivo Golf GTI de volta ao Brasil em 2025. Fora do mercado nacional desde 2019, o hatch retornará no meio do ano na geração “8,5” com as novidades dos carros europeus da marca. Por exemplo, o logotipo retroiluminado na grade frontal que acompanha a iluminação de LEDs que conecta os faróis. Além disso, há o motor 2.0 turbo a gasolina duas atualizações à frente do Jetta GLI mexicano. Com injeção direta e quatro cilindros em linha, gera 265 cv e torque máximo de 37,7 mkgf. O câmbio é o mesmo DSG de 7 marchas, e a tração é dianteira.
Porsche 911 híbrido
O Porsche 911 T-Hybrid já está em pré-venda no Brasil, mas as primeiras unidades só chegam no 1º trimestre de 2025. O primeiro 911 híbrido da história é exclusivo na versão GTS com carrocerias cupê e conversível. Ambas tem preço inicial de mais de R$ 1 milhão por aqui. Mais precisamente, R$ 1.127.000 e R$ 1.174.000, respectivamente. O sistema T-Hybrid é um luxo à parte: tem motor elétrico instalado entre o compressor e o rotor da turbina, que acelera instantaneamente o turbocompressor e reduz o turbolag. Outra unidade elétrica está acoplada à transmissão PDK de oito marchas. Com isso motor boxer turbinado de 3,6 litros gera 541 cv e 66,2 mkgf – 54 cv e 15,3 mkgf extras. O novo 911 GTS acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos cravados.
GWM Poer
A picape já deveria estar nas lojas brasileiras importada da China. Com o atraso, a GWM vai esperar o começo da produção para vender a caminhonete média por aqui. A Poer será rival direta da BYD Shark, com um conjunto híbrido plug-in flex de mais de 400 cv de potência. O visual, por sua vez, promete ser bem diferente daquele que já conhecemos. A fábrica de Iracemápolis (SP) terá capacidade de produzir 50 mil carros dentro de três anos.