Você está lendo...
Oval de Indianápolis faz 100 anos
Notícias

Oval de Indianápolis faz 100 anos

Para comemorar o centenário de uma das pistas mais famosas do mundo, a reta dos boxes do autódromo norte-americano foi preenchida com um grid especial, formado por 33 carros que venceram as 500 Milhas de Indianápolis ao longo dos anos

12 de out, 2010 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Oval de Indianápolis faz 100 anos

Para comemorar o centenário, completado hoje, de uma das pistas mais famosas do mundo, a reta dos boxes do autódromo norte-americano foi preenchida com um grid muito especial, formado por 33 carros que venceram as 500 Milhas de Indianápolis ao longo dos anos. Ocupando a pole position, a partir da direita, está o campeão da primeira corrida, em 1911, o Marmon Wasp, pilotado por Ray Harroun. Ao seu lado, o último ganhador, o Dallara-Honda de Dario Franchitti, e o Trevis-Offenhauser que deu em 1961 a A.J. Foyt sua primeira de quatro vitórias no oval mais tradicional do planeta.

Escondido (injustamente) no meio do pelotão está outra máquina que marcou época, o Lotus-Ford 38 que Jim Clark usou para dominar completamente e vencer a prova de 1965, liderando 190 das 200 voltas. Muito menor e mais leve que os enormes roadsters americanos que nunca mais conquistaram a corrida a partir de então, foi uma das obras mais geniais de Colin Chapman, com os semi-eixos esquerdos clamorosamente encurtados em relação aos direitos. Confira na foto abaixo.

(Fotos: Michael Conroy/AE)

Ficou faltando algum monoposto de Emerson Fittipaldi, ganhador de 1989 e 1993, ou do “Homem-Aranha” Hélio Castro Neves, que faturou três vezes (2001, 2002 e 2009). O terceiro brasileiro a ganhar as 500 Milhas de Indianápolis foi Gil de Ferran, em 2003.

Publicidade


Deixe sua opinião