Você está lendo...
Palio Weekend x VW SpaceFox: experiência conta
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Palio Weekend x VW SpaceFox: experiência conta

A Volkswagen, enfim, preparou uma rival quase à altura da Palio Adventure. A Space Cross, versão com apelo visual aventureiro da SpaceFox, chega para tentar "jogar na lama" a reputação da veterana Fiat, que lançou segmento em 1999

18 de out, 2011 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Palio Weekend x VW SpaceFox: experiência conta

MILENE RIOS

A Volkswagen, enfim, preparou uma rival quase à altura da Palio Adventure. A Space Cross, versão com apelo visual aventureiro da SpaceFox, chega para tentar “jogar na lama” a reputação da veterana Fiat, que lançou segmento em 1999.

Produzida na Argentina, a novata parte de R$ 57.990, enquanto a mineira, que é menos equipada de fábrica, tem tabela a partir de R$ 54.580. Para ficar igual à rival, o que inclui sensor de obstáculo na traseira e sistema de som, é preciso desembolsar R$ 2.836 a mais pela Palio, cujo preço passa a R$ 57.686.

Publicidade


O preço, aliás, é o único quesito em elas se aproximam. Neste comparativo, a vitória foi da Palio Adventure graças ao fôlego do motor 1.8 16V de até 132 cv (o da VW é o 1.6 8V de até 104 cv), além da disposição para encarar a terra e por vestir melhor a camisa de off-road de butique. Afinal, o que vale aqui é a aparência.

Os apliques plásticos na perua Fiat beiram o exagero e chamam muito a atenção. Na da VW, a maquiagem é quase imperceptível. O estepe fica no porta-malas e há frisos em vez de adesivos, além de defletor na traseira.

Por outro lado, a dirigibilidade da VW é imbatível. O câmbio tem engates curtos e precisos e a carroceria inclina menos em curvas. Na cabine o silêncio é maior e o acabamento, superior.


A defasada Adventure revela o peso da idade nos instrumentos e até na falta deles. Ela não traz, por exemplo, comandos de som no volante, item opcional na Volks. Em contrapartida, ela é mais espaçosa – no porta-malas leva até 30 litros a mais.

Vocação da VW é só urbana

Entre as desvantagens da Space Cross em relação à Palio Adventure é que seu lado “off-road” se restringe, literalmente, à roupagem. Se o proprietário da perua Volks decidir usá-la em trechos acidentados, terá mais dificuldade de escapar das ciladas. Seus pneus são 100% para asfalto, enquanto os da Fiat são de uso misto: 50% para terra e 50% para uso urbano.


Só a veterana tem opção de sistema de bloqueio do diferencial (batizado de Locker pela Fiat), que distribui 50% da força para cada uma das rodas dianteiras. O dispositivo é útil quando se está em um atoleiro leve, mas o preço desse opcional é salgado: R$ 1.526.

O acerto da suspensão da perua mineira, mais macia e de curso longo, é melhor em pisos irregulares. A da Space Cross, de tão firme chega a ser áspera – para um carro familiar – em condições mais severas. Em relação à SpaceFox, da qual deriva, a versão aventureira tem 3,3 cm a mais de altura na dianteira e 3,5 cm na traseira.

Essas alterações não comprometeram seu comportamento em curvas. Na Palio, a carroceria inclina mais e passa a sensação de insegurança.


O seguro da Adventure é mais caro que o da Space Cross. Segundo as corretoras consultadas pelo JC (veja abaixo), as seguradoras cobram cerca de R$ 1 mil a mais pela apólice da perua Fiat.

Na hora da manutenção, a vantagem volta a ser da perua Fiat. Seu pacote de peças é, em média, R$ 100 mais em conta que o da Volkswagen.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.