Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

18/07/2022 - 5 minutos de leitura.

Patentes na Argentina revelam o novo VW Polo que será feito no Brasil

Novo Volkswagen Polo 2023 herda dianteira do modelo europeu, mas traseira tem mudanças sutis; hatch terá versão com 105 cv de potência

Peça importante para Volkswagen, novo Polo 2023 deve estrear em meados de agosto Crédito: Reprodução

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Os desenhos industriais do novo Volkswagen Polo 2023 foram publicados pelo departamento de patentes da Argentina, e revelam as principais mudanças feitas no hatchback. Na dianteira, por exemplo, o compacto herda o visual do Polo na Europa. Entretanto, por aqui, terá faróis mais simples. Além disso, há um novo para-choques com entradas de ar maiores, bem como luzes de neblina mais compactas e integradas ao nicho central.

Por sua vez, a traseira muda menos. Ao contrário dos faróis, que lembram os do hatch europeu, o conjunto óptico traseiro vai manter as formas atuais e ganhar novo desenho interno de LEDs. Outra novidade é no sistema de iluminação inteligente IQ.Light, que estreou no SUV Taos e equipará o novo Polo na versão de topo. No mais, a julgar pelos desenhos, o carro vai ganhar novo para-choques com faixas refletivas.

Reprodução
Continua depois do anúncio

Vale dizer que o Polo 2023 será uma peça importante para a Volkswagen, que vem enfrentando tempos difíceis no mercado. Portanto, o compacto vai trazer novidades na cabine, como um novo cluster para os comandos do ar-condicionado, além do volante que estreou no crossover Nivus, bem como a central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, que enfim terá internet própria. Até agora, não há imagens do interior.


Leia Mais


Motor do UP!

Com os limites de emissões do Proconve L7 mais rigorosos desde janeiro, o novo Polo usará o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que era do UP! TSI. Assim, terá o mesmo desempenho, com até 105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque, e câmbio manual de cinco marchas. Com essa adoção, o compacto deve abandonar o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv, que ficará para o Polo Track. E não terá o 1.6 MSI flex de até 117 cv com câmbio automático.

Volkswagen/Divulgação

Dito isso, espera-se que o Polo conte com o novo 1.0 170 TSI como opção de entrada. Logo acima, virá com o 1.0 turbo TSI atual, com até 128 cv e 20,4 mkgf de torque conectado a um câmbio automático. Por outro lado, a versão esportiva GTS deve permanecer com o 1.4 turbo de 150 cv. No entanto, esta pode não deve chegar no mercado agora.

Hatch econômico

Com lançamento previsto para agosto deste ano, a linha 2023 do Polo já tem os dados de consumo revelados pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBVE). A marca alemã quer tornar o hatch e o sedã Virtus os mais econômicos do País com motor 1.0 turbo flex. Mas a tabela do Inmetro diz que o primeiro lugar é do sedã Chevrolet Onix Plus, que faz 16,9 km/ com gasolina na estrada com câmbio manual de 6 marchas.

Volkswagen/Divulgação

Mas, os números obtidos pelo novo Polo vêm na cola do rival. Isso porque o hatch da Volkswagen faz até 16,5 km/l com o combustível fóssil em ciclo rodoviário. Já na cidade, o consumo é de 13,8 km/l. Com etanol, as médias ficam em 11,6 km/l e 9,6 km/l, na ordem. Com esses resultados, o Polo tem Nota A de consumo na categoria, e nota B no ranking geral, que soma os carros híbridos e elétricos – todos com consumos acima da média dos carros flex.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Ferrari 12Cilindri é novo supercarro da marca com motor V12

Lançamentos

Novos Mercedes-Benz EQA e EQB chegam ao Brasil; veja os preços

Mercado

Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Toyota Corolla: os 10 sedãs mais vendidos de abril

Notícias

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

VER TODAS AS OFERTAS