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Perto de ser reestilizado, Nissan Sentra tem desconto; veja o preço
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Perto de ser reestilizado, Nissan Sentra tem desconto; veja o preço

Próximo lote do Sentra importado para o Brasil chegará de visual novo e mais equipado; linha 2025 deve chegar ainda no primeiro semestre

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

11 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Nissan Sentra
Nissan Sentra recebe bônus para ficar mais barato antes das mudanças
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

O Nissan Sentra deve chegar em breve ao mercado brasileiro com algumas mudanças leves no visual e na lista de equipamentos. Desse modo, o modelo atual, que estreou por aqui há pouco mais de um ano, está sendo oferecido nas concessionárias com bônus que chegam a R$ 11.400.



A versão de entrada Advance, tabelada a R$ 152.990, pode ser encontrada por R$ 146.490 – desconto de R$ 6.500. Já a configuração Exclusive, que custa normalmente R$ 176.690, recebe o abatimento de R$ 11.400. Assim, está disponível por R$ 165.290. Além do desconto, o sedã também tem condições especiais de pagamento, com 60% de entrada e saldo em 36 vezes com taxa 0%. As ofertas são válidas até o dia 7 de maio.

Nissan Sentra 2023
Diogo de Oliveira/Estadão

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Ambas vêm com motor 2.0 a gasolina de 151 cv e 20 mkgf aliado ao câmbio CVT que simula oito marchas. O que diferencia as versões é a lista de equipamentos. Entre os destaques da Advance estão ar-condicionado digital de duas zonas, painel de instrumentos de 7”, faróis full-LED, câmera de ré, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple Carplay, assistente de frenagem e rodas de 17”.

Já a Exclusive traz todos os equipamentos da Advance, além de alerta de tráfego cruzado, assistente de mudança de faixa, monitor de ponto cego, partida remota, controle de cruzeiro adaptativo, som premium da Bose com oito alto-falantes, teto solar elétrico e câmera 360º.

Nissan Sentra 2025
Nissan/Divulgação

O que muda no Sentra 2025?

Reestilizado no ano passado, o Sentra 2025 é produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México. As principais mudanças no sedã estão na dianteira, com grade e para-choque redesenhados. As luzes de neblina desapareceram e os faróis agora têm novo formato e recebem máscaras negras. Atrás, apenas o para-choque traz alguns retoques. Por fim, as rodas têm desenho diferente.

Entre os equipamentos, entretanto, há novos itens na lista de sistemas de condução semiautônoma. Mas outras características permanecem, como ar-condicionado automático digital de duas zonas e central multimídia com tela de 8 polegadas, por exemplo. A mecânica permanece a mesma.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.