A Peugeot começou a revelar a nova geração do SUV médio 3008 na Europa. O modelo estreia ainda neste ano, no segundo semestre, e mudará completamente o visual e a plataforma. Desta vez, adotará a arquitetura STLA Medium da Stellantis. Ou seja, a mesma que será usada na próxima geração do Jeep Compass, sucesso de vendas no mercado brasileiro.
Nas imagens divulgadas, o e-3008 aparece de lado e não revela muitos detalhes por conta do alto nível de camuflagem. Seja como for, percebe-se que ele terá uma cintura mais alta. Além disso, o modelo também conta com um caimento de teto proeminente, que remete ao estilo cupê. As lanternas invadem as laterais do SUV e, assim como os faróis, devem contar com iluminação Full-LEDs.
Interior já revelado
Como noticiado pelo Jornal do Carro, a Peugeot já mostrou as imagens do interior do novo e-3008 no começo de junho. E o grande destaque é o painel Panoramic i-Cockpit. Este conta com telas curvas de 21 polegadas unidas no topo e levemente viradas para o motorista. O display se divide entre quadro de instrumentos e central multimídia.
O novo Peugeot 3008 vai abandonar a alavanca de câmbio e adotar os botões “PRND”, que ficam ao lado do de partida do motor. A mudança abriu espaço no console central, onde fica o carregador sem fio para smartphones. Mas não é só: a marca também destaca o “i-Toggles”, conjunto com 10 botões sensíveis ao toque no painel.
Seja como for, a terceira geração do 3008 promete contar com vasta de lista de tecnologias. Além disso, a Peugeot também menciona a nova iluminação ambiente com luzes de LEDs. Ela ocupa todo o painel central e as portas, com oito cores diferentes.
Peugeot 3008 terá até 700 km de autonomia
Até o momento, a marca não divulgou versões ou a ficha técnica do e-3008. Entretanto, espera-se que o SUV conte com opções híbridas e elétricas. De acordo com a imprensa europeia, uma das apostas é o conjunto híbrido com motor 2.0 PureTech turbo a gasolina, de três cilindros. Este gera 136 cv de potência a 5.500 rpm e 23,45 mkgf de torque às 1.750 rpm. Além disso, a bateria deve ter capacidade de 98 kWh. Por fim, a promessa é de que o modelo conte com até 700 km de autonomia no ciclo WLTP.
Vale lembrar que a Peugeot lançou, em fevereiro deste ano, o 3008 Hybrid e o 5008 Hybrid. Segundo a marca, com o sistema híbrido, a redução do consumo de gasolina chega a 15%. Os dois SUVs têm tecnologia híbrida leve que combina o motor a combustão com ao câmbio automatizado com dupla embreagem, a uma bateria de 48V e a um motor-gerador elétrico que ajuda a poupar combustível em movimento.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!