Você está lendo...
Picapes x caminhões: lei que equipara veículos sofre alteração; entenda
Legislação

Picapes x caminhões: lei que equipara veículos sofre alteração; entenda

Nova Resolução 993 do Contran, em vigor desde o dia 3 de julho, libera picapes com PBT superior a 3.500 kg do uso obrigatório de refletores

Redação

20 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

picapes refletores RAM 3500
Vídeo postado no Instagram viralizou ao mostrar picapes da marca RAM com adesivos refletores nas laterais instalados por recomendação da PRF
Crédito:@allterrainoficial/Instagram

Um vídeo recente viralizou nas redes sociais com uma discussão sobre picapes e caminhões. Na gravação aparecem duas picapes da marca RAM com adesivos refletivos colados nas laterais e na traseira. A publicação foi feita no dia 26 de junho e é possível ouvir uma voz, do motorista de uma das picapes, que afirma que instalou os refletivos após abordagem e orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) – veja o vídeo abaixo.

As picapes que aparecem na filmagem são uma RAM 3500 preta e uma 2500 branca. “Aí galera, que m… Fui parado pela PRF, pararam o amigo ali também. E pararam mais, não foi só a gente não. Falou que é obrigatória essa faixa aí ó, por ser [a picape] considerada caminhão”, diz o homem, sem esclarecer onde nem quando a gravação foi feita.

Publicidade


picapes RAM 3500 2500
RAM 3500 (Stellantis/Divulgação)

Adesivo refletor é obrigatório em picapes?

Até o último dia 3 de julho, ambas as picapes da RAM teriam de apresentar adesivos refletivos na carroceria, por pertencerem à categoria de caminhões. O enquadramento se deve ao Peso Bruto Total (PST), que é a soma do peso do veículo e da capacidade de carga, que é superior a 3.500 kg. Assim, o descumprimento da regra representava infração grave e multa de R$ 195,25, além de cinco pontos na CNH e a retenção do veículo até a regularização.

Mas, no dia 3 de julho, a Resolução 993 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor. E, então, a legislação sofreu alterações, e as picapes RAM 3500 e 2500 já não necessitam mais dos refletores na carroceria. Pela nova regra, os modelos ainda são equiparados aos caminhões. Entretanto, a Resolução 993 traz uma exceção que libera as picapes que exigem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C da obrigatoriedade de uso de refletores. Bem como dispensa a instalação de tacógrafo, no caso da RAM 3500.


O novo texto diz que há a liberação do item “para caminhões em que a carroceria faz parte do projeto original do veículo, mas com características semelhantes a uma caminhonete e comprimento inferior a 7 m”. Como as duas picapes RAM têm menos de 7 metros de comprimento e carroceria inteira sobre chassi, ficam de fora dessa regra. Diferente, portanto, de caminhões, que usam cabine sobre chassi, mas preveem a instalação de baú, semirreboque e outros insumos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Bolt EUV: como é o SUV elétrico rival de Nissan Leaf e Peugeot e-2008

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.