Você está lendo...
Volkswagen registra patente de novo volante com luzes de seta integradas
Notícias

Volkswagen registra patente de novo volante com luzes de seta integradas

Nova patente da Volkswagen permitirá ao motorista comandar funções direto do aro do volante, desde as setas até mesmo controlar a multimídia

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

20 de jul, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Patente registrada pela VW na Alemanha concentrará várias funções ao redor do volante
Crédito:VW/Divulgação

A quantidade de botões e comandos estão sumindo dos carros conforme a tecnologia avança. Pois a haste de acionamento das luzes de seta podem ser extintas nos próximos anos. É o que sugerem as patentes publicadas pela Volkswagen de um novo volante que pretende reunir diversas funções dos veículos. 

A peça em si é igual a que conhecemos hoje, ou seja, os gráficos mostram um volante redondo com o cubo e o logotipo da marca alemã ao centro. A diferença é que há comandos no aro que pretendem facilitar o acionamento de certos itens, como as luzes de seta. A informação vem do site CarBuzz.



 
Escritório Alemão de Marcas e Patentes/Reprodução

Publicidade


Conforme a patente, os controles montados no aro do volante podem ser físicos, sensíveis ao toque ou mesmo uma combinação entre ambos. A quantidade de comandos também pode variar, indo de poucos em uma versão básica, a muitos, a bordo de uma versão mais cara, por exemplo. Isso também significa interiores mais minimalistas no futuro.

Volkswagen planeja concentrar funções táteis no volante

Volkswagen Golf-volante-
Com a nova patente, botões físicos no volante são coisa do passado (Volkswagen/Divulgação)

Embora pareça complexo, é um sistema simples, em teoria. Os controles, referidos pela Volkswagen, localizados à esquerda do volante, seriam os primários, enquanto os do lado direito, secundários. Ao ativar determinado controle primário, como acender os faróis, por exemplo, os demais botões do lado esquerdo acendem, permitindo ao motorista ver as demais opções do lado correspondente.


O mesmo vale para o lado direito, que pode ter a função de comandar o sistema de entretenimento, por exemplo. Além disso, mais de um controle primário pode ser combinado, se não houver funções suficientes disponíveis. Segundo a marca, existem três vantagens no projeto: o motorista mantém as mãos no volante a todo momento, sem se distrair com outros controles; dá liberdade aos designers de criar layouts de volante diferentes; e por último, economia de custos em desenvolvimento e produção.

Escritório Alemão de Marcas e Patentes/Reprodução

Com os controles de luzes, controle de cruzeiro e computador de bordo anexadas ao volante, não há a necessidade de criar controles em massa para tais funções, uma vez que um único sistema os comportaria. Com isso, modelos mais luxuosos e esportivos, como o Porsche 911, por exemplo, podem desligar o controle de tração sem precisar tirar as mãos do volante.


No entanto, a remoção de botões físicos pode ser desafiadora, uma vez que nem mesmo a Volkswagen possui um bom histórico com controles táteis, tendo removido alguns da nova geração do SUV Tiguan, a pedido dos clientes, por exemplo. Por fim, é uma aposta de tentar reinventar as chaves de seta e demais funções, algo inédito. 

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Bolt EUV: como é o SUV elétrico rival de Nissan Leaf e Peugeot e-2008


Deixe sua opinião