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Ford lança nova geração do SUV Territory no Brasil; veja o possível preço
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Ford lança nova geração do SUV Territory no Brasil; veja o possível preço

Importado da China, novo Ford Territory estreia no Festival de Interlagos, em SP, e chega ao País no 2º semestre com motor 1.8 turbo de 190 cv

Diogo de Oliveira, Com Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

20 de jul, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Novo Ford Territory
Ford anuncia novo SUV Territory no Brasil no 2º semestre deste ano
Crédito:Ford/Divulgação

A nova geração do Ford Territory está no Brasil. A marca confirmou a chegada do SUV no 2º semestre deste ano e vai mostrar o modelo durante o Festival Interlagos 2023, que abre ao público nesta sexta-feira (21) e vai até o próximo domingo (23). Tal como o nome sugere, o evento acontece no Autódromo de Interlagos, na zona Sul da capital paulista. Além do novo Ford Territory, outros modelos farão sua estreia na pista que recebe a Fórmula 1.

É o caso do Toyota GR Corolla, inédita versão hatch com preparação de carro de corrida, e do ORA GT, primeiro modelo da marca de veículos elétricos da GWM. No caso da Ford, o Territory é a principal atração e uma esperança de vendas. Afinal, o SUV muda completamente, desde a plataforma até a mecânica, que tem um novo motor 1.8 turbo Ecoboost a gasolina com 190 cv de potência.

Novo Ford Territory
Ford/Divulgação

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Como é o novo Ford Territory

Opção abaixo do Bronco Sport, o Ford Territory já está à venda no México, com preços a partir de 589 mil pesos, o equivalente a quase R$ 155 mil, na conversão direta. Mas aqui deve chegar com tabela próxima de R$ 200 mil. Apesar de manter o nome, o SUV chinês não tem nada a ver com o modelo que ainda à venda no Brasil. A nova geração é, na verdade, o Equator Sport, irmão menor do Equator, SUV feito pela marca do oval azul em parceria com a chinesa Jiangling Motors (JMC).

Disponível na China em três versões de acabamento (Ambiente, Trend e Titanium), o novo Territory chega em breve para disputar vendas com os líderes Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, ambos com produção nacional. Assim, mantém a estratégia adotada quando o atual Territory chegou, em 2020. Entretanto, desta vez, a Ford apostará em um SUV mais imponente, com o visual mais recente dos carros da marca.

Novo Ford Territory
Ford/Divulgação

Na estética, o novo Ford Territory abandona o estilo mais tradicional da primeira geração e adota um desenho bem mais moderno. Na frente, conjunto óptico é Full LED. Mas o destaque é a disposição, com as luzes diurnas com efeito tridimensional e posicionadas acima do conjunto principal. Nas laterais, tem rodas de 19 polegadas. Atrás, por fim, tem lanternas estreitas em formato horizontal e iluminadas com LEDs, e um grande difusor. O nome “Territory” no centro da tampa do porta-malas, em letras garrafais.

SUV troca plataforma e está maior

Em relação às medidas, o novo Territory tem 4,63 metros. Ou seja, 4 centímetros a mais que o modelo atual. No mais, tem 1,93 m de largura, 1,71 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Assim, ligeira vantagem sobre Jeep Compass e VW Taos, com 2,62 m e 2,68 m, respectivamente. Já o porta-malas tem 448 litros de volume para bagagens.

Do lado de dentro, além de mais espaço, a Ford entrega conteúdo. Assim como no novo Mustang, tem tela sobre o painel que reúne quadro de instrumentos e central multimídia. Cada uma com 12″. Ademais, tem espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, bancos revestidos com couro, ar-condicionado automático, teto solar panorâmico e o aplicativo Ford Pass, que permite controle do carro pelo smartphone. Tem, por fim, ACC e frenagem de emergência.


Ford
Ford/Divulgação

Mecânica nova, mas ainda tradicional

Por último, mas não menos importante, temos o conjunto mecânico. Ao contrário do modelo chinês, com motor 1.5 EcoBoost de 170 cv, o mexicano adota o 1.8 EcoBoost. Este propulsor turbo movido a gasolina tem potência de 190 cv e torque máximo de 32,5 mkgf. Já o câmbio permanece automatizado com dupla embreagem e 7 marchas, com tração dianteira. Embora a marca não tenha confirmado, o novo Territory não deve demorar a chegar ao Brasil.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.