Você está lendo...
Peugeot e Citroën terão 8 lançamentos em 2012
Lançamentos

Peugeot e Citroën terão 8 lançamentos em 2012

Em entrevista ao Jornal do Carro o diretor de marketing da PSA, montadora que reúne as duas marcas francesas, Fabrício Biondo, fala também sobre o novo motor EC5, que dispensa o tanquinho de gasolina, e modelos importados

19 de dez, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Peugeot e Citroën terão 8 lançamentos em 2012

TEXTO: RAFAELA BORGES
FOTO: PSA/DIVULGAÇÃO

Porto Real (RJ) – Fabricante dos carros das marcas Peugeot e Citroën, a PSA celebra dez anos de produção no Brasil. Além de comemorar esse marco, lança seu primeiro motor desenvolvido no País, o EC5, que também será feito na Europa e na China. Diretor de marketing da PSA América Latina desde abril, Fabrício Biondo falou ao JC sobre o novo propulsor e as duas marcas.

Quais são os destaques do EC5?
É um motor 1.6 16V completamente novo, desenvolvido aqui com coordenação da Europa e da China. Tem até 122 cv e é o primeiro no País a incorporar comando variável de válvulas brasileiro (nos outros, o sistema é importado). A versão flexível, exclusiva para o Brasil (as demais serão só a gasolina), traz o sistema Flexstart, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio.

Publicidade


O motor feito em Porto Real abastecerá quais países? Quando ele começa a ser produzido na Europa e na China?
O nacional abastecerá nosso mercado e outros países latino-americanos. Em seis meses ele passará a ser feito na Europa e na China.

Quando o EC5 estreia no País?
Ele já está sendo produzido e o primeiro carro a trazê-lo será o (argentino) Peugeot 308 (sucessor do 307). O modelo chega ao mercado brasileiro na primeira semana de março.

Quantos carros as marcas da PSA lançarão no País em 2012?
Serão oito lançamentos, entre novos produtos e versões de modelos já existentes. Começamos em janeiro com o Peugeot 408, que ganhará motor 1.6 turbo de 156 cv e câmbio de seis marchas.


Haverá mudanças por causa da alta do IPI para estrangeiros?
Sim. Esperamos queda entre 60% e 70% no volume de importados. Não desistimos de trazer nenhum modelo, mas vamos adequá-los à nova realidade. O Peugeot 3008 e o Citroën C4 Picasso, por exemplo, passarão a ter versão única, em vez de duas.

Viagem feita a convite da PSA


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.