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Peugeot lança 308 e confirma outras quatro estreias
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Peugeot lança 308 e confirma outras quatro estreias

Nas próximas semanas a Peugeot começa a vender o 308. Sucessor do 307, o hatch médio chega a partir de R$ 53.990. Até o fim do ano a marca terá ao menos outros lançamentos no País: 308 CC e 508, neste semestre, e 308 THP (hatch) no fim do ano

15 de fev, 2012 · 3 minutos de leitura.

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 Peugeot lança 308 e confirma outras quatro estreias

Tião Oliveira

Ouro Preto (MG) – Nas próximas semanas as autorizadas Peugeot começam a vender o 308. Sucessor do 307, o hatch médio chega a partir de R$ 53.990, mesma tabela da versão de entrada de seu antecessor. Até o fim do ano a marca terá ao menos outros lançamentos no País: 308 CC e 508, neste semestre, e 308 THP (hatch) no fim do ano. Este será apresentado no Salão do Automóvel, em outubro, juntamente como o 208, que será feito em Porto Real (RJ) e vendido no Brasil a partir do início de 2013.

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Do 308, entre as novidades está o motor 1.6 flexível de até 122 cv (com etanol) em lugar do anterior, de até 113 cv. O 2.0 de até 151 cv foi mantido na linha, assim como o irritante câmbio automático de quatro marchas – disponível apenas com o propulsor “maior”.

Serão cinco as versões de acabamento:
Active 1.6: R$ 53.990
Allure 1.6: R$ 56.990
Allure 2.0: R$ 59.990
Allure 2.0 automático: R$ 63.990
Feline 2.0 automático: R$ 70.990


Outros destaques são os três anos de garantia e a promoção de pré-venda. Quem comprar o hatch até dia 7 de março ganhará as três primeiras revisões, no valor total de R$ 799. O comprador da versão Allure leva ainda o teto solar panorâmico (cerca de R$ 2.500) e o do Feline, o sistema multimídia (o preço do opcional não foi divulgado).

Outros lançamentos
Tanto o 308 CC quanto o 508 virão da França com o mesmo trem de força do 308 THP. O conjunto inclui motor 1.6 turbo, a gasolina, de 165 cv e câmbio automático de seis marchas.


O preço do 308 CC ficará em torno de R$ 100 mil e o do 508 (foto acima), de R$ 150 mil.

Viagem feita a convite da Peugeot


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.