Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

03/02/2021 - 4 minutos de leitura.

Peugeot vai atualizar o logotipo do leão com o novo 308

Em seu primeiro mês como marca do grupo Stellantis, a Peugeot vai reestilizar o famoso escudo do leão que simboliza a empresa desde 1850

Novo logotipo da Peugeot terá apenas a cabeça do leão e o nome da marca francesa, como no protótipo e-Legend, de 2018 Crédito: Peugeot/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O leão que identifica os carros da Peugeot vai mudar mais uma vez. No fim deste mês, a montadora francesa vai apresentar a nova geração do hatch médio 308. Com ele, o felino que simboliza a marca francesa desde 1850 — antes mesmo da produção de carros — ganhará nova forma. Assim, a marca inicia também a nova fase como membro do grupo Stellantis.

A apresentação do novo 308 será no próximo dia 25. É o primeiro grande evento da recém-empossada CEO Linda Jackson. A executiva foi chefe da Citroën entre 2014 e 2020, e agora terá a missão de elevar a Peugeot de patamar no grupo Stellantis. Isso significa que os veículos com o leão serão mais nobres que os de Citroën e Fiat, tal como é com a Jeep.

Peugeot/Divulgação
Continua depois do anúncio

Design retrô

A Peugeot voltou ao passado para buscar as referências do novo escudo. E o resultado vai surpreender, já que será a maior transformação já feita em décadas. Desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, o leão mantinha as formas atuais, retratado sempre de corpo inteiro e de vista lateral, com as patas e tronco erguidos, como se estivesse a rugir.

Pois o novo símbolo da Peugeot vai mostrar apenas a cabeça e a juba do leão. Além disso, o nome da marca ficará em caixa alta no topo, levemente arqueado. Assim era o escudo criado em 1936, e que retornou atualizado na década de 1960 com o sedã 404. O atual logotipo do leão foi lançado em 2010, quando a Peugeot celebrou 200 anos de existência.

Peugeot/Divulgação

A origem do leão

O símbolo da marca Peugeot surgiu em meados do século 18, muito antes de a fábrica francesa produzir automóveis. Por volta de 1850, a empresa, que começou fazendo moinhos de café, precisou criar um logotipo para identificar seus produtos. Assim, foram criados três escudos para diferentes categorias: uma mão, uma lua crescente e um leão.


Leia Mais


Bem, passado algum tempo, sabemos quem restou. O leão passou a identificar os produtos da Peugeot, e foi evoluindo as formas desde então. Ele já existia quando a Peugeot lançou seu primeiro motor a combustão, ainda no fim do século 18. E foi atualizado várias vezes. O leão foi escolhido desde sempre para transmitir uma imagem de qualidade superior.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS