Depois de divulgar as primeiras imagens de sua futura picape – com uma camuflagem colorida, contudo – a BYD revela agora mais informações sobre o modelo. De porte médio, a caminhonete (ainda sem nome) vai concorrer no segmento de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Em termos de medidas, terá 5,46 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 3,26 m de entre-eixos (a altura não foi divulgada). Ou seja, será ligeiramente maior que a Hilux, líder da categoria, que tem 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura e 3,08 na distância entre os eixos, por exemplo.
A montadora também revelou que a picape terá como base a plataforma DMO, desenvolvida para carros híbridos plug-in com foco no off-road. Assim, o modelo terá quase 480 cv de potência, de acordo com a marca chinesa, com dois motores elétricos alimentados pelas famosas baterias Blade, que vão ganhar uma segunda geração em breve. Já o motor a combustão será flex no mercado brasileiro. Por fim, a suspensão será independente com braços duplos na frente e atrás.
Mais detalhes sobre a picape da BYD
Desenvolvida para o mercado global, a caminhonete deve estrear no mercado chinês nos próximos meses. A expectativa é de que chegue ao Brasil ainda em 2024. Já que uma das linhas de carros da BYD tem nome de animais marinhos, como Dolphin e Seal, por exemplo, Shark é um dos nomes mais cotados para o modelo.
No design, a picape terá faróis retangulares de LED e a grade proeminente, com visual que remete ao da Ford F-150. Haverá ainda uma barra, também de LED, interligando o conjunto óptico, além do logo da marca em letras grandes destacadas na dianteira. Assim como na dianteira, as lanternas também atravessam toda a tampa da caçamba, que traz o nome BYD na lataria.
Como é de praxe nos carros chineses, a caminhonete será repleta de tecnologia. A tela giratória da central multimídia fará parte da lista de itens de série, assim como um grande quadro de instrumentos e head-up display. Câmera de ré, sensor de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e até uma câmera de visão panorâmica de 540° (que combina combinando uma visão surround de 360° com uma de 180° da parte inferior do chassi) também farão parte do pacote.
A picape é uma das candidatas a ter produção nacional em Camaçari (BA). Assim como sua futura principal rival, a GWM Poer, outra caminhonete híbrida que também deverá ser feita no Brasil. Flagras da cabine na Ásia revelaram que o veículo terá autonomia de mais de 1.000 km, conforme fotos do painel de instrumentos. Além disso, uma versão elétrica também está nos planos da montadora, mas apenas para 2025.
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