Embora a Fiat Toro esteja muito abaixo do que emplacou há um ano, o segmento de picapes continua a atrair o interesse das fabricantes no Brasil. E com a RAM, que atua exclusivamente na categoria, está chegando a hora de ter um modelo feito no País. A norte-americana do grupo Stellantis tem uma “carta na manga”, conforme publicamos em abril de 2021. A picape média será feita em Goiana (PE) e ficará abaixo da 1500. Pois é esse o modelo flagrado em testes.
Nas imagens feitas pelo leitor Felipe Camarano e cedidas à página BF///MS, que compartilhou o conteúdo com o Jornal do Carro, o modelo está em fase avançada de testes. Os flagras feitos na região de Betim (MG) mostram o modelo já com a carroceria final. Por causa disso, está completamente coberto com camuflagem mais pesada e quadrada. O único detalhe à mostra são os faróis circulares com anéis de LEDs – e muito parecidos com os do Jeep Renegade.
Em março de 2022, o Jornal do Carro esteve em Amsterdã (Holanda) na reunião anual do grupo Stellantis. E o CEO Carlos Tavares confirmou que os planos para a América Latina incluem três picapes até 2024. Uma delas, portanto, a picape nacional da RAM. O modelo inédito vai mirar o público do agronegócio e, assim, ampliar a participação da marca no País. O produto terá a base Small Wide 4×4 da Fiat Toro e dos SUVs da Jeep, com produção em Pernambuco.
Porte de Toro ou um pouco maior?
Por ora, a nova picape RAM segue com disfarce pesado. O batismo ainda é desconhecido, mas uma possibilidade é reviver o nome Dakota ao Brasil, após mais de 20 anos.
De acordo com o site Autos Segredos, a picape nascerá do “Projeto 291”, com arquitetura ampliada em largura e comprimento – como no Jeep Commander. Dessa forma, a base fará com que o modelo tenha porte de picape média. E, assim, deveremos ver a futura RAM Dakota 2024 na disputa contra Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e cia.
Mais detalhes
Pelo que se vê nos flagras, as rodas são maiores que as usadas na picape Toro. De acordo com especulações, a nova picape, a despeito do porte médio, deverá adotar a mesma suspensão traseira multilink do modelo da Fiat. Com isso, espera-se capacidade de uma tonelada.
Quanto ao visual, embora ostente anéis de LEDs redondos como no Renegade, nada está garantido. Salvo a grande distância entre-eixos, as caixas de rodas levemente quadradas e o formato das colunas frontal e central (que lembram o Jeep Compass e a Toro), tudo é especulação. O mesmo vale para a mecânica. Segundo algumas publicações, a novata poderá ter um novo motor 2.0 quatro cilindros turbo flex ou mesmo um inédito 2.2 quatro cilindros turbodiesel.
Procurada, a RAM não se manifestou sobre o flagra.