Já faz dois anos que a Peugeot ensaia o lançamento da picape média Landtrek no Brasil. O modelo foi apresentado para os mercados da América do Sul em novembro de 2020, e tem produção na fábrica da Nordex, no Uruguai. Entretanto, a marca não chegou a “bater o martelo”. E a picape ainda não veio ao mercado brasileiro, que é o maior do continente.
Contudo, isso pode mudar em breve. Segundo apuração do jornalista Freire Neto, do canal Motores e Ação, a picape da marca do leão virá no fim deste ano para o País, mas com o logotipo da Fiat. Ao que tudo indica, as marcas do grupo Stellantis vão aproveitar a rede da marca italiana, que conta mais de 500 pontos de venda, para lançar o utilitário no Brasil.
E essa será uma grande aposta para a Fiat, já que a Landtrek irá reforçar um time campeão. Afinal, as picapes Strada e Toro são as duas mais vendidas do País. Com o modelo emprestado da Peugeot, a marca italiana vai estrear no segmento de picapes médias. E já com condições de desafiar a líder Toyota Hilux, além de Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton Sport e Volkswagen Amarok.
Vale dizer que a picape já roda em testes pelo Brasil e teve flagras. Ainda não há confirmações de versões e preços, mas espera-se que a montadora entregue apenas uma versão da Landtrek. Os preços devem ficar entre R$ 250 mil e R$ 290 mil.
Motor turbodiesel
Até o momento, não se sabe exatamente qual motor vai equipar a picape. No entanto, como previsto pelo Jornal do Carro no ano passado, a picape deve vir com 2.0 turbodiesel que entrega 180 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. Ele, contudo, pode passar por alterações para receber mais desempenho, podendo alcançar cerca de 220 cv. O câmbio é o automático de seis marchas. Já a tração deve ser 4×2 (traseira) com opção de 4×4 reduzida.
Peugeot registrou picape no Brasil
Em 2020, a Peugeot registrou no INPI os desenhos das duas carrocerias. A Landtrek mede 5,39 metros de comprimento na versão com cabine simples, e 5,33 m na de cabine dupla. O entre-eixos tem 3,18 m, e largura, 2,22 m. Por sua vez, a altura é de 1,83 m, ficando na medida das concorrentes. A capacidade de carga é de 1,2 tonelada.
A fabricante francesa também confirmou alguns equipamentos. Entre eles, a multimídia de 10″ com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, câmeras com visão 360° e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros. Já entre os sistemas de auxílio ao motorista, a Landtrek virá com assistente de descida em rampa, controles de estabilidade e de tração, frenagem de emergência, entre outros. Resta esperar a apresentação da picape, que agora pode ser da Fiat.