Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

10/05/2022 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 12/05/2022 | 12:04

PL quer tornar alerta de ponto cego obrigatório nos carros nacionais

PL deseja inserir a exigência de alerta de ponto cego no Código Brasileiro de Trânsito; pesquisa aponta que sistema reduz 14% dos acidentes

Alerta de ponto cego detecta veículos que não estejam no campo de visão do motorista Crédito: Reprodução

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O alerta de ponto cego surgiu há 15 anos e se tornou um item de segurança elementar nos carros mais modernos. Por meio de sensores localizados nas laterais, o sistema alerta sobre a existência de outros veículos nas proximidades. Agora, o Projeto de Lei (PL) 673/2022, de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), propõe tornar o dispositivo obrigatório nos carros nacionais. Assim, a proposta é inserir a exigência no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Para isso, foi utilizada uma pesquisa do IIHS, órgão que regula a segurança viária nos Estados Unidos. Nela, dados afirmam que os sensores de colisão laterais reduzem em até 14% o número de acidentes de mudança de faixa. Além disso, de acordo com a senadora, a adoção do equipamento não terá grande impacto no preço dos automóveis. Isso porque a instalação dos sensores, em alguns modelos, tem um custo inferior a R$ 400.

Continua depois do anúncio

Como funciona?

Na prática, o sistema de colisão usa de sensores e câmeras posicionados nos retrovisores, que detectam carros e motos que estão nas áreas não visíveis do espelho – o chamado ponto cego. Dessa forma, caso algum veículo esteja próximo, o sensor emite um alerta de luz no próprio retrovisor, no painel ou na parte interna da coluna A.

Embora já esteja presente em diversos modelos, o dispositivo faz parte apenas de versões mais caras. Em carros com sistemas mais avançados de auxílio ao condutor, eles funcionam em conjunto com outras tecnologias de segurança. Como é o caso, por exemplo, do sistema de permanência em faixa e da frenagem automática de emergência.


Leia Mais


Processo de análise

Agora, para a próxima etapa, cabe ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir o cronograma, bem como criar as normas para a utilização do sistema. De início, o PL irá para análise das comissões temáticas. Caso aprovado, seguirá para apreciação na Câmara dos Deputados. Vale lembrar, no entanto, que a legislação brasileira ainda sequer exige a instalação de Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). O item teve sua obrigatoriedade adiada para 2024. Ou seja, caso o PL do alerta de ponto cego se torne lei, é possível que ainda demore um tempo até acontecer na prática.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

Notícias

Renault Symbioz, novo SUV híbrido, é rival de Compass e Corolla Cross

Notícias

BYD Yuan Pro chega no 2º semestre e promete preço de SUV flex

Notícias

Novo Honda WR-V tem preço definido no Brasil; veja quanto será

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS