Redação

04/11/2020 - 3 minutos de leitura.

Governo cede as montadoras e adia controle de estabilidade e DRLs em até três anos

A pedido da Anfavea, governo federal adiou obrigatoriedade de controle de estabilidade e outros itens de segurança

controle de estabilidade
CONTROLE DE ESTABILIDADE FOI ADIADO PARA 2024 Crédito: BOSCH
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) conseguiu o adiamento de itens de segurança. A associação já havia pedido ao governo a mudança. Assim, carros sem controle de estabilidade ganham sobrevida no mercado nacional.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 799 que altera os prazos. A validade da nova resolução é a partir de hoje (3). Segundo a Anfavea, os custos e perdas causados as montadoras por conta da pandemia do coronavírus causaram o pedido.



Com a nova resolução, o controle de estabilidade (ESP ou ESC) fica para 2024. A imposição de luzes diurnas (DRLs) também foi para a mesma data. O primeiro estaria em vigor já em 1º de janeiro de 2022. O DRL valeria em 2021. Para produtos novos é obrigatório ter o controle de estabilidade de série em qualquer versão.

Outras mudanças são as luzes repetidoras de seta nas laterais e de emergência. Ajuste de altura nos faróis e alerta de cinto não afivelado são outras mudanças. Todos também postergados para 2024. Com isso, alguns modelos ganharam sobrevida no mercado. É o caso do Fiat Mobi e Renault Kwid, por exemplo. Isso até que ganhem as mudanças ou um sucessor.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Controle de estabilidade estava previsto desde 2015

Em dezembro de 2015 o Contran publicou a resolução 567. Ela é a que deu todos os prazos para a adoção dos sistemas até o ano que vem. Ou seja, há cinco anos é conhecida a data que o controle de estabilidade seria obrigatório.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais