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Pneu com óleo de laranja no Brasil
Tecnologia

Pneu com óleo de laranja no Brasil

Yokohama traz ao Brasil pneu com óleo de casca de laranja na sua fórmula, que utiliza menos petróleo. Novidade está na Porsche Cup e deve chegar às ruas do País em 2012. Japão e EUA já têm o produto

23 de jun, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Pneu com óleo de laranja no Brasil
Porsche GT3 Cup: 1ª categoria no País com pneus 'cítricos' (Foto: Jorge Sá/Divulgação)

Porsche GT3 Cup: 1ª categoria no País com ‘sapatos cítricos’ (Foto: Jorge Sá/Divulgação)

Nícolas Borges

A busca pela redução do consumo de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, vai bem além do desenvolvimento de motores mais econômicos, por exemplo. Fundamental em qualquer automóvel, o pneu é fabricado com vários derivados do petróleo. É essa dependência que a japonesa Yokohama quer diminuir com um processo de produção que inclui óleo de casca de laranja. Chamado de Eco Racing, o novo pneu estreou nas pistas brasileiras em março, na primeira etapa da Porsche GT3 Cup (foto).

“Nesses pneus de competição, nós conseguimos reduzir em 20% o uso de derivados de petróleo”, afirma o diretor de Marketing da Yokohama, Wagner Fernandes dos Santos. Segundo ele, o óleo de laranja substitui produtos oriundos do petróleo que compõem a borracha sintética, um dos ingredientes na fabricação. “Em pneus para carros de passeio, a redução pode ser de até 80%, ao combinar outras substâncias naturais”, diz. Desde o ano passado, a marca oferece essa tecnologia “cítrica” em mercados como EUA e Japão. “Aqui no Brasil, ele deverá chegar no meio de 2012”, prevê Santos.

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Além da vantagem ecológica, o novo pneu tem qualidades dinâmicas. “O óleo de laranja modera a degradação, pois mantém uma melhor aderência mesmo em temperaturas altas”, explica o gerente técnico da Yokohama, Moises Rioseco.

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