Você está lendo...
Pontiac chega ao fim da linha
Mercado

Pontiac chega ao fim da linha

Apesar de a morte da marca americana ter sido anunciada há mais de um ano, só agora, com o término do contrato da GM com as concessionárias, é que a criadora dos muscle cars finalmente poderá descansar em paz. Conheça um pouco de sua história

06 de nov, 2010 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Pontiac chega ao fim da linha

Feito em 2009, este Solstice foi o último Pontiac a sair desta revenda na Flórida, no fim de outubro. Ao fundo, se vê que o símbolo da marca foi retirado (Foto: Gary McCracken/The New York Times)

Nícolas Borges

Domingo, dia 31, terminou o contrato da General Motors com os concessionários da marca surgida em Pontiac, cidade de Michigan batizada em homenagem a um chefe indígena do Século 18. Por isso, o emblema sempre fez referência a essa origem – como a ponta da flecha.

Primeiro modelo da marca, o Série 6-27 foi lançado em 1926, com motor seis-cilindros

Mas o processo da morte começou bem antes. Em julho de 2009, a GM anunciou que a Pontiac não fazia parte dos seus planos futuros e que não estava à venda, ao contrário de outras bandeiras do conglomerado, como a Saab, comprada pela holandesa Spyker. Hummer e Saturn estiveram perto de ser negociadas, mas as transações não deram certo e as duas também tiveram o fim decretado.

Publicidade


Le Mans GTO 1964 – O engenheiro John DeLorean decidiu pôr um V8 6.4 de 325 cv no modesto Tempest e criou o segmento dos rústicos e poderosos muscle cars

Contudo, se a Hummer e a Saturn tinham trajetórias curtas e irrelevantes, a Pontiac acumulou uma história rica – foram mais de 40 milhões de carros vendidos desde 1926 -, ligada à esportividade. Especialmente depois de 1957, quando a marca estreou com vitória na Nascar, a Stock Car dos EUA. O capítulo mais importante viria em 1964, quando o Tempest ganhou um motorzão e virou Le Mans GTO. Nascia a era dos muscle cars.

Firebird 1976 – Feito para os 50 anos da marca, essa versão Trans Am estrelou o filme ‘Agarra-me se Puderes’, de 1977, com Burt Reynolds (Fotos: GM/Divulgação)

Deixe sua opinião