Em novembro, o Porsche Panamera ganhará uma nova geração, e para isso, está passando por sua fase final de testes. A fim de garantir o sucesso da versão atualizada do modelo, os protótipos da marca enfrentaram diferentes tipos de terreno e clima. Além disso, rodaram várias partes do mundo, em um processo similar ao adotado com o novo Cayenne, por exemplo.
A fase final dos testes acontece em Barcelona, na Espanha, onde os resultados darão os últimos toques na transmissão PDK, por exemplo. Além dos ajustes no câmbio de dupla embreagem, o novo chassi recém-criado com controle ativo dos amortecedores também passa por afinação.
Antes da Espanha, o modelo teve testes também nos EUA, em condições de altitude elevada e pouca oxigenação, a fim de medir como anda o desempenho. Na Escandinávia, por exemplo, baixas temperaturas puseram o Panamera sob rigoroso teste, e na África do Sul, as capacidades de mover-se em terrenos acidentados. Já na Ásia, condições de trânsito intenso e alta umidade do ar também foram testes para o carro.
O novo Panamera oferecerá quatro versões híbridas, com trens de força totalmente novos. Segundo o Dr. Thomas Friemuth, chefe da linha de produtos Panamera, a proporção de modelos E-Hybrid em alguns mercados é de quase 100%, o que se encaixa perfeitamente com a decisão da marca, que agora oferece uma versão híbrida a mais que antes.
Mudanças no Porsche Panamera de terceira geração otimizam o modelo
As mudanças têm demonstrado resultado, já que nos testes, o Panamera de terceira geração conseguiu aumentar seu alcance elétrico em até 70%, se comparado com a geração passada. O segredo está no motor elétrico mais potente, completamente integrado à transmissão PDK, por exemplo. A marca não divulgou números, mas garante que potência e recuperação são melhores.
Motores a combustão ainda serão oferecidos, e foram revisados para serem mais eficientes e com melhor desempenho. O que se sabe é que o modelo terá uma nova bateria de 25,9 kWh, com potência de carregamento de 11 kW, o que segundo a marca diminui o tempo de recarga, apesar da bateria maior. Na versão anterior, com o motor V6 2.9 biturbo de 440 cv, era combinado a um motor elétrico de 136 cv, com potência combinada de 560 cv. A bateria, no entanto, era de 17,9 kWh, com autonomia de 54 km. Esperam-se números melhores.
O novo modelo terá suspensão pneumática, com chassi semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas. Segundo a marca, isso garante maior quantidade de configurações de rodagem diferentes, por exemplo. Por fim, o novo Panamera será lançado durante o festival Icons of Porsche em Dubai, no dia 24 de novembro.
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