Em parceria com a Pixar, a Porsche vai criar um 911 especial com inspiração na personagem Sally Carrera. Para quem não se lembra, trata-se do 911 Carrera 2002 que ganha vida no filme “Carros“. O objetivo da ação é leiloar o esportivo. Assim, a ideia consiste em direcionar os lucros para a instituição norte-americana a Girls Inc. (de apoio à meninas, nos EUA) e para as famílias afetadas pela invasão russa da Ucrânia, especialmente, mulheres e crianças.
Tal como a personagem do estúdio de animação, o modelo terá carroceria azul metálica e faróis com acabamento mais claro. Porém, como trata-se de um veículo para as ruas, a novidade (ainda sem nome), evidentemente, será apenas inspirada na famosa personagem e não uma cópia. Nesse sentido, terá para-brisa (e não olhos) e proporção real. Será, portanto, baseado no 911 geração 992 – e não a 996, como no filme.
Rodas e até tatuagem recriadas
Ainda assim, de acordo com a Porsche, o modelo especial contará com várias peças sob medida e exclusividades. Pelos esboços divulgados pela fabricante, notam-se detalhes que vão desde a tatuagem risca de giz usada por Sally no filme até o design das rodas “Turbo Twist”. Informações apontam que o esportivo terá câmbio manual.
Tudo, portanto, é encabeçado pelo diretor criativo Jay Ward e pelo designer de produção Bob Pauley. Ambos trabalharam no primeiro filme da franquia “Carros”.
Revelações sobre mecânica ficam para o futuro. Mas, cabe salientar que o Porsche 996 trazia tração traseira (ou 4×4) e motor 3.4 aspirado. Total: 304 cv. Terá, a princípio, apenas uma unidade.
A fabricante alemã ainda não detalhou informações sobre lançamento. Entretanto, afirma que o novo 911 será leiloado pela RM Sotheby’s, organizadora desse tipo de evento. O montante arrecadado com o arremate se somará, portanto, ao US$ 1 milhão (R$ 5,12 milhões, na conversão direta) doado, anteriormente, às agências humanitárias na Ucrânia.
“Traduzir o espírito de Sally em um novo 911 fascina. Desta vez o carro tem como destino o mundo real. É maravilhoso podermos ajudar pessoas por meio de algo tão significativo. O objetivo da Sally (no filme) consiste em ajudar os outros. Assim, tudo fica ainda mais especial”, disse Kjell Gruner, presidente e CEO da Porsche Cars North America.