Você está lendo...
Primeiro batmóvel real vai a leilão
Notícias

Primeiro batmóvel real vai a leilão

Carro construído entre 1960 e 1963 tem lance mínimo de R$ 228 mil

30 de nov, 2014 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Primeiro batmóvel real vai a leilão
Carro construído entre 1960 e 1963 tem lance mínimo de R$ 228 mil

Ter um batmóvel original na garagem é o sonho de muitos apreciadores de automóvel e de fãs de HQs no mundo. A casa de leilões Heritage Auctions vai realizar esse sonho ao menos para um felizardo, que esteja disposto a desembolsar, pelo menos, US$ 90 mil (R$ 228 mil). Esse é o valor de lance mínimo para o exemplar construído pelos amigos Forrest Robinson e Len Perham,entre 1960 e 1963, com base em um Oldsmobile 88 de 1956. Os amigos alteram o tamanho do caro, prolongaram a traseira e mudaram até as portas, por modelos deslizantes.

O carro foi feito três anos antes do famoso veículo que aparece no seriado de TV estrelado por Adam West e Burt Ward, que, aliás, foi leiloado no ano passado pela extravagante quantia de US$ 4,2 milhões.

Publicidade


No anos 1960, Forrest vendeu seu batmóvel por US$ 200, valor irrisório nos dias atuais, porque precisava de dinheiro para começar um negócio. O carro foi abandonado numa campo, em New Hampshire, pelo comprador, e permaneceu assim por mais de 40 anos. Só em 2013, o modificado Oldsmobile 1963 foi encontrado, chegou às mãos da Toy Car Exchange LLC, e depois da Sacramento, onde foi restaurado para ficar impecável como aparece nas fotos abaixo.




Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.