A RAM trabalha a todo vapor no lançamento de uma picape inédita no Brasil. O modelo chamado provisoriamente de 1200, já roda em testes e é considerado a nova geração da antiga Dakota. Por aquiterá tamanho para brigar com picapes médias como, por exemplo, Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Entretanto, a montadora simbolizada pelo cabrito montês também terá outra picape menor e possivelmente elétrica.
De acordo com a imprensa norte-americana, a fabricante vai revelar os primeiros detalhes desta nova picape em março aos concessionários. E o que se comenta por lá é que o modelo pode finalmente resgatar o nome Dakota. Além disso, terá tamanho intermediário, próximo de Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz.
Por ora, não há nenhuma confirmação sobre a picape. Rumores apontam para uma versão 100% elétrica. Entretanto, também mencionam uma opção híbrida plug-in, que contaria com um pequeno motor a combustão. É possível que a proposta seja voltada ao trabalho.
RAM apresentou sua picape elétrica
A especulação de um novo modelo surge logo após a RAM lançar sua primeira picape 100% elétrica nos EUA, a 1500 REV. O modelo apareceu em um comercial no intervalo do Super Bowl 2023, que aconteceu no domingo (12). Com base no conceito RAM Revolution Concept, a picape movida a baterias vai estrear em 2024. Entretanto, já aceita reservas.
Até o momento, não foram revelados detalhes da RAM 1500 REV. O que se sabe é que o protótipo foi feito sobre a plataforma STLA Frame, da Stellantis. Além disso, ele tem dois motores elétricos. Portanto, dá para supor que a tração será integral. Bem como a autonomia pode passar dos 800 km de alcance.
Enquanto isso, 1200 roda no Brasil
Desde o final de 2022, a nova picape nacional da RAM roda em testes pelo Brasil. O modelo ainda aparece com muita camuflagem, mas sugere visual robusto com faróis redondos, como no SUV Jeep Renegade. Especulações apontam que a 1200/Dakota terá motor 2.0 (com opções a diesel e flex) e até um 2.2 turbo diesel, sempre com o câmbio automático de 9 marchas da alemã ZF. A tração será integral (AWD), mas não há dados de potência e torque.
Vale lembrar que, há um ano, o Jornal do Carro esteve em Amsterdã (Holanda) na reunião anual do grupo Stellantis. Na ocasião, o CEO Carlos Tavares confirmou que os planos para a América Latina incluem três picapes até 2024. Uma delas, portanto, da RAM, que chegará de olho no agronegócio e no consequente aumento de participação da marca no mercado brasileiro. Assim, pelo caminhar do projeto, dá para esperar sua revelação neste ano.