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Range Rover terá versão esportiva no Salão de SP
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Range Rover terá versão esportiva no Salão de SP

SVAutobiography tem motor V8 de 550 cv e sistemas para auxiliar condução esportiva

20 de out, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Range Rover terá versão esportiva no Salão de SP
Land Rover Range Rover SVAutobiography

A Land Rover vai trazer para o Salão de São Paulo o Range Rover SVAutobiography Dynamic, a versão mais esportiva do jipão de topo da marca. O modelo foi desenvolvido pela divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover, a SVO, e tem motor V8 de 550 cv, o mesmo do Range Rover Sport SVR. As vendas começam logo após o Salão e o modelo custará R$ 899 mil.

Além do motor mais forte, ele tem câmbio automático de oito marchas e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, apesar de todo o peso e luxo do conjunto. A velocidade máxima é de 250 km/h.

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Em conjunto com o Terrain Response, que ajusta os parâmetros de funcionamento do jipão de acordo com o terreno, a versão esportiva tem um novo Dynamic Response, que adapta a suspensão para reagir melhor em curvas e manobras em velocidades mais elevadas.

Além disso, há sistemas como controlador de cruzeiro adaptativo, head-up display e multimídia com tela sensível ao toque de dez polegadas no painel.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.