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Ranger Rover Vogue é luxo off-road
Avaliação

Ranger Rover Vogue é luxo off-road

O jipão da Land Rover tem tabela de R$ 399.900, valor que pode fazer o mais desapegado dos proprietários pensar duas vezes antes de levá-lo à terra. Mas quem tiver coragem não vai se arrepender: o veículo é feito para enfrentar qualquer terreno

28 de jul, 2010 · 4 minutos de leitura.

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 Ranger Rover Vogue é luxo off-road
Fotos: Sérgio Castro/AE

Fotos: Sérgio Castro/AE

Marcelo Fenerich

Nem a Land Rover sabe quantos Range Rover Vogue vão para as trilhas. O jipão topo de linha da marca inglesa tem tabela de R$ 399.900, valor que pode fazer o mais desapegado dos proprietários pensar duas vezes antes de levá-lo à terra. Mas quem tiver coragem não vai se arrepender: apesar de toda a sofisticação, ele foi criado para qualquer tipo de terreno.

Aliás, se não fosse pelos pneus de uso misto, que fazem o modelo patinar na lama, nada pararia o Range Rover, nem mesmo seus 2.672 kg e os 2 metros de largura. O sistema eletrônico Terrain Response prepara os componentes do jipão para cinco tipos de terreno: terra, areia, pisos com pedras, neve e asfalto. A seleção é feita por meio de um botão giratório no console central. Além disso, o modelo conta com reduzida.

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O câmbio automático é de seis marchas, com opção sequencial, e o motor V8 5.0 a gasolina, de 510 cv e 63,7 mkgf de torque, dá conta do recado. Sua força é tanta que, quando se pisa forte no acelerador, dá para sentir o corpo sendo empurrado para trás.

O Range Rover foi tão bem projetado que, apesar de muito alto, transmite segurança mesmo em altas velocidades, seja no asfalto ou no barro. Para que as irregularidades do piso não sejam totalmente transferidas para seus ocupantes, os amortecedores têm um sistema que ajusta continuamente a configuração de cada roda.


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De acordo com a montadora, a pressão é monitorada 500 vezes por segundo. O sistema de controle de estabilidade, por sua vez, reduz a velocidade se o veículo estiver rápido demais em uma curva. Os freios Brembo são a disco nas quatro rodas.

Internamente, o Vogue é revestido de couro, com detalhes cromados e de madeira natural. Para estacioná-lo e manobrá-lo em trilhas estreitas, há cinco câmaras que transmitem uma visão panorâmica de quase 360º. Tudo é projetado na tela central. A aptidão off-road reforçada por tecnologias eletrônicas e aliada a muito conforto seduziram até a rainha da Inglaterra: Elisabeth II é uma das proprietárias do jipão.


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Confira o vídeo sobre o modelo:


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.