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RCZ é a nova fera da Peugeot
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RCZ é a nova fera da Peugeot

Com tabela de R$ 139.900, que inclui a alta do IPI para importados, o cupê feito em Graz, na Áustria, é a principal aposta da marca francesa para valorizar sua imagem no mercado nacional, estratégia que teve início ano passado com o lançamento do 3008

19 de out, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 RCZ é a nova fera da Peugeot

MILENE RIOS

A Peugeot já vende o RCZ no Brasil. Com tabela de R$ 139.900, que inclui a alta do IPI para importados, o cupê feito em Graz, na Áustria, é a principal aposta da marca francesa para valorizar sua imagem no mercado nacional, estratégia que teve início ano passado com o lançamento do 3008.

O crossover, por sinal, empresta ao RCZ a plataforma e o que tem de melhor: o motor BMW 1.6 com turbo (no cupê são 165 cv) e a caixa automática sequencial de seis velocidades.

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A diferença de 9 cv ante o propulsor de 156 cv do 3008 está na calibração. Outra vantagem do novo carro é a aerodinâmica. Além de ser baixo – tem 1,36 metro de altura -, a dupla ondulação no teto facilita a passagem de ar, melhorando o desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,4 segundos, de acordo com informações da Peugeot.

Os largos pneus 235/45 ajudam a grudar o RCZ no chão. A boa estabilidade é garantida ainda pelo aerofólio traseiro que se ajusta automaticamente em duas posições: 19º quando o carro passa dos 85 km/h e 34º acima de 155 km/h. A segunda opção também pode ser ativada por meio de um botão no console, independentemente da velocidade.

A tocada só não é mais divertida porque faltam aletas atrás do volante para as trocas de marcha. A fabricante informa que o recurso deverá ser incorporado no futuro.


De série, o RCZ traz quatro air bags, freios ABS, controle de estabilidade (ESP), regulagem elétrica dos assentos dianteiros, sistema de aquecimentos dos bancos e sensor de estacionamento tanto na dianteira quanto na traseira.

No interior, o revestimento é quase todo de couro, incluindo o dos bancos. Há espaço para duas pessoas atrás, mas não é possível levar adultos por causa da caída acentuada do teto – até as crianças precisam viajar com as pernas cruzadas.


O porta-malas tem capacidade para 321 litros – 15 a mais que o de um Ford Fiesta. Com a fila de trás rebatida, sobe para 639 litros.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.