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Relíquias do museu da Volks na Alemanha
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Relíquias do museu da Volks na Alemanha

Entre os cerca de 130 veículos que fazem parte do acervo regular, o AutoMuseum Volkswagen, em Wolfsburg (cidade do automóvel) reúne preciosidades como um Fusca com tração nas quatro rodas e os protótipos que deram origem à Kombi e ao Karmann-Guia Coupé

27 de ago, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Relíquias do museu da Volks na Alemanha

TEXTO E FOTOS: TIÃO OLIVEIRA

Wolfsburg (Alemanha) – A cidade do automóvel é, obviamente, um lugar para quem gosta de carros. Ao lado da primeira fábrica da Volks há um verdadeiro parque de diversões, com amplos espaços e atrações dedicados a essa fantástica invenção. Mas sem desmerecer o belo prédio de vidro que abriga uma coleção repleta de obras primas como Bugatti T57 Atlantic, Lloyd LT 500 e Jaguar E-Type, perto dali, em um galpão acanhado, há um acervo com modelos que certamente fazem brilhar os olhos de qualquer brasileiro fã do assunto.

Estamos falando do AutoMuseum Volkswagen (www.volkswagen-automuseum.de), onde estão guardados vários tesouros. Aberto em 1985, o Zeit-Haus abriga cerca de 130 veículos feitos pela VW ou sob licença. Logo na entrada, chama a atenção a quantidade e variedade de vasinhos de louça que adornavam o painel dos primeiros Fusca. Confira abaixo alguns destaques do museu.
Viagem feita a convite da Volkswagen

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De 1946, este raro Fusca tem tração 4×4. Batizado de Kommandeurwagen tem motor de 25 cv e alcança 80 km/h


Esportivo de 1973 tem motor de Porsche com 255 cv que o leva a 210 km/h. Como comparação, o turbinado do New Beetle gera 200 cv

O destaque deste simpático Fusquinha conversível feito em 1997 é o revestimento de vime. O modelo foi produzido no México


Preparado para navegar, este Golf conversível tem motor 1.8 de 150 cv que o leva a 30 km/h na água


Este Käfer-Bähnle tem motor 1.2 de 30 cv. Com capacidade para levar mais de 20 pessoas, a “jardineira” pode chegar a 50 km/h

Protótipo desenvolvido pelo departamento de desenho da marca deu origem ao cupê que não foi vendido no Brasil


Eis uma das maiores joias do acervo: o protótipodelo que deu origem à Kombi, apresentado em novembro de 1949


Criado para alcançar altas velocidades, ARVW, de 1980, tem motor a diesel de apenas 175 cv. Resultado: 362 km/h

Desconhecido pela maioria dos alemães, SP2 é descrito como um “esportivo produzido no Brasil”. Coleção também inclui um exemplar do Puma


Este protótipo do Touareg foi feito para, literalmente, subir paredes. Velocidade, contudo, não é seu forte: apenas 70 km/h


Avó da Amarok, a picape Taro é, na verdade, uma Toyota Hilux vendida com o emblema da Volkswagen. Foi oferecida de 1989 a 1997

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