O mercado de automóveis brasileiro encerrou 2021 com uma queda de 3,5% nas vendas em relação a 2020. Entretanto, os SUVs cresceram 32,7% nos emplacamentos no ano passado. E, assim, foi o segmento dominante, ficando à frente até mesmo dos hatches compactos, com nada menos que 42,9% dos licenciamentos de novos. Não por acaso, a disputa entre os modelos também foi para lá de acirrada nos últimos 12 meses.
Conforme o Jornal do Carro apontou, o ranking de automóveis e comerciais leves teve várias surpresas, algumas delas entre os SUVs. Contudo, a liderança do Jeep Renegade era esperada, e o modelo fechou com quase 10 mil unidades a mais que o Hyundai Creta. Mas parte desse sucesso veio das complicações com Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross, que tiveram a produção paralisada por falta de chips.
No acumulado do ano, de acordo com dados da Fenabrave, a associação dos concessionários, o Renegade emplacou 73.913 unidades, ou 11,6% do segmento. Todavia, cabe recordar que as vendas do Jeep não foram tão bem nos últimos meses. Em novembro e dezembro, o modelo sequer chegou às 4.300 unidades, ficando atrás de Tracker, Creta e T-Cross.
Além da crise dos chips, que afetou fábricas no mundo inteiro, um dos motivos para a baixa do Renegade é a troca de linha, que chega ao mercado em breve, com atualização visual e o novo motor 1.3 turbo flex. Ou seja, a partir de janeiro, quando o SUV chegar renovado às lojas, as vendas deverão voltar a subir para manter o Jeep a liderança.
Segundo e terceiro
Em segundo lugar no ranking dos SUVs mais vendidos vem o Compass. Foram 70.906 emplacamentos. Assim como o rival Toyota Corolla Cross (9º colocado), o Jeep é do segmento de SUVs médios. Isso confirma a migração dos antigos clientes de sedãs médios para os utilitários de porte intermediário. Não foi à toa que o Honda Civic saiu de linha.
Dessa forma, nas vendas gerais de 2021, menos da metade é composta por modelos de entrada. Para comparação, em 2016, o Toyota Corolla era o único carro médio entre os 10 modelos mais vendidos. De volta aos SUVs, o terceiro do pódio é o Hyundai Creta. O utilitário da marca sul-coreana teve 64.759 unidades emplacadas, somando a antiga e a nova geração.
Graves problemas de produção
Em quarto e quinto lugares aparecem Volkswagen T-Cross (62.307) e Chevrolet Tracker (50.757). Ambos foram fortemente afetados pela crise dos semicondutores, principalmente o SUV da GM, que ficou meses sem produzir uma só unidade na fábrica de São Caetano do Sul (SP). Só em novembro a produção retomou, e o Tracker voltou ao topo.
Prestes a mudar de geração, o Honda HR-V continua bem posicionado. Desse modo, abocanhou a sexta posição do segmento, com 38.406 unidades. Logo na sequência, vêm o Volkswagen Nivus (36.664) e o Nissan Kicks, que foi renovado em 2021, mas também sofreu com a falta de chips. O SUV da marca japonesa registou 36.524 vendas no ano passado.
Já o Toyota Corolla Cross ficou em 9º lugar e também enfrentou falta de componentes na linha de montagem. Lançado em março com produção na fábrica de Sorocaba (SP), o modelo somou pouco mais de 34 mil unidades vendidas. Ou seja, não vendeu nem a metade do Jeep Compass, seu rival direto. Mas continua a ser o único com versão híbrida flex.
Por fim, o Renault Duster fecha a lista na 10ª posição. Entre janeiro e dezembro de 2021, o SUV da marca francesa conquistou 22.457 vendas. O modelo completou 10 anos de Brasil (veja a histórico aqui) e já acumula mais de 320 mil unidades emplacadas no País. Mas seu desempenho está longe do desejado pela Renault, e o SUV terá novidades em 2022.
Ranking: os 10 SUVs mais vendidos de 2021
1º) Jeep Renegade – 73.913
2º) Jeep Compass – 70.906
3º) Hyundai Creta – 64.759
4º) Volkswagen T-Cross – 62.307
5º) Chevrolet Tracker – 50.757
6º) Honda HR-V – 38.406
7º) Volkswagen Nivus – 36.664
8º) Nissan Kicks – 36.524
9º) Toyota Corolla Cross – 34.249
10º) Renault Duster – 22.457