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Renegade terá versão especial no Brasil
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Renegade terá versão especial no Brasil

Limited será criada para disputar clientes com Honda HR-V EXL e deverá custar R$ 90 mil

29 de set, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Renegade terá versão especial no Brasil
A Jeep se prepara para o lançamento de uma nova versão do Renegade. Chamada de Limited, será uma série especial, inicialmente, e ficará posicionada acima da versão Longitude topo de linha, vendida a R$ 82.900. As primeiras unidades da Limited chegarão às concessionárias da marca ao final de outubro, com preço próximo dos R$ 90 mil.

A estratégia é buscar clientes que procuram pela versão topo de linha do rival Honda HR-V, a ELX, oferecida por R$ 90.700. A Limited, oferecida como versão fixa nos Estados Unidos, surge no Brasil com motor 1.8 flexível de até 132 cv. O câmbio é o conhecido automático de seis marchas.

Emplacamentos. Em agosto passado, último mês cheio de vendas, 4.598 unidades do Renegade ganharam as ruas. Ao todo, no acumulado do ano, a Jeep contabiliza 14.837 unidades vendidas no País.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.