A Volkswagen já testa a nova Saveiro no Brasil. Portanto, não surpreende o flagra feito recentemente. A picape rodava perto da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Embora estivesse coberta com adesivos para esconder as linhas da carroceria, dá para ver que o modelo manterá o porte atual. Porém, partes como a dianteira foram renovadas.
Conforme fica claro nas fotos publicadas pelo Motor1, a nova Saveiro terá dianteira inspirada no novo hatch Polo Track e no SUv Taos. Com isso, a VW busca descolar a imagem da picape à do Gol, que acaba de sair de cena e do qual a Saveiro deriva. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado, com destaque para a entrada de ar inferior maior que a do carro atual (abaixo).
Além disso, a grade está bem mais pronunciada. Agora, dois filetes sustentam o logotipo, que deve ser atualizado para o formato 2D.
Ainda na parte da frente, o para-choque parece ter sido recuado. Isso aumenta, portanto, o ângulo de entrada da picape, algo importante no segmento. Seja como for, os faróis não devem mudar muito. Além disso, a iluminação continua sendo feita por luzes halógenas.
Na traseira, ao menos ao que parece, as lanternas devem manter o atual formato. No máximo, houve um rearranjo na disposição das luzes. O para-choque de trás, entretanto, ganhou leve redesenho. Com isso, o espaço para a placa cresceu.
Embora a Saveiro flagrada tivesse santantônio da configuração Cross, ainda não dá para saber se a picape terá esse item nas versões com cabine dupla. Vale ressaltar que a atual Robust não traz o equipamento.
Novas linhas, velha geração
Embora venha recendo atualizações ao longo dos anos, a rival da Fiat Strada ainda é da terceira geração, lançada há mais de uma década. Assim, utiliza a plataforma PQ24, que veio em 2001 na quarta geração do Polo. A mais recente atualização no visual foi feita em 2016.
Agora, portanto, a picape deve fazer evoluções também na parte interna. Como resultado, dá para esperar, por exemplo, um sistema multimídia mais moderno. Bem como novos equipamentos.
Sobre o trem de força, todavia, nada deve mudar. Ou seja, o 1.6 MSI 16V, que foi atualizado para atender as regras de emissões e ruídos do Proconve L7, continuará em cena. Segundo a VW, a potência máxima é de 116 cv e o torque, de 16,1 mkgf. Da mesma forma, o câmbio manual de cinco marchas é o único disponível para a picapinha.
Desse modo, ao menos por ora a Saveiro não terá o esperado sistema híbrido flex no qual a Volkswagen vem trabalhando há algum tempo. Assim, a expectativa é de que a versão de produção da picape flagrada em São Paulo seja lançada em breve, mas como parte da linha 2024.