Aos poucos, a categoria de elétricos está crescendo no Brasil. O recém-lançado BYD Dolphin, por exemplo, que estreou no País por R$ 149.800, movimentou o setor fazendo com que os rivais baixassem os preços. Assim, JAC e-JS1 e Caoa Chery iCar agora partem de R$ 139.990. Com essa tabela, os modelos elétricos começam a ficar mais baratos que os SUVs compactos, que atualmente se encontram na faixa entre R$ 140 mil e R$ 150 mil. Mas isso não significa, claro, que eles os valores são baixos. Entretanto, para 2024, há algumas promessas de modelos a bateria que podem tem preços abaixo dos R$ 100 mil. E o Jornal do Carro separou três delas.
Elétricos que devem chegar ao Brasil por menos de R$ 100 mil:
BYD Seagull
A BYD está caminhando para aumentar sua gama no mercado nacional. Após o lançamento do Dolphin com preço competitivo, a marca chinesa pode lançar o hatch Seagull. O modelo, que foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Veicular (INPI) em junho, pode chegar ao Brasil até 2024. Entretanto, não há nenhuma confirmação por parte da montadora. Afinal, a produção de modelos na Bahia (na antiga fábrica da Mercedes-Benz) ainda não está definida.
Seja como for, o BYD Seagull promete ser uma opção de carro elétrico completo e moderno com preço acessível, abaixo dos R$ 100 mil. Ou seja, valor equivalente aos de compactos com motor flex, como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo. Além disso, o hatch elétrico irá enfrentar os concorrentes como o, JAC e-JS1, Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar.
Na China, o BYD Seagull tem três versões de acabamento. Em relação às dimensões, o Seagull mede 3,7 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 de altura. Além disso, o entre-eixos é curto e tem 2,5 metros. No entanto, o tamanho do carro deixa evidente sua proposta urbana. E o conjunto elétrico reforça isso.
O hatch usa um motor elétrico de 55 kW de potência, o equivalente a 75 cv, número semelhante ao de um motor 1.0 flex a combustão. A autonomia varia conforme o pacote de baterias escolhido pelo proprietário na compra. Com uma bateria de 30 kW de capacidade, o modelo atinge até 305 km. Já com a bateria de 38 kW, a autonomia alcança 405 km.
GWM Good Cat
A GWM está prestes a apresentar o seu primeiro carro elétrico no Brasil, o ORA GT. O modelo vai marcar presença no Festival de Interlagos, entre os dias 21 e 23 de julho. No entanto, esse ainda não é o modelo abaixo de R$ 100 mil da montadora. Ao que tudo indica, uma das grandes apostas para o mercado nacional é o Good Cat, que também faz parte da submarca de elétricos ORA.
Trata-se de um hatch elétrico que, inclusive, tem desenhos registrados no Brasil. De acordo com a marca, o modelo conta com 4,23 metros de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos. Ou seja, é maior que o Peugeot e-208. Até o momento, não há data de estreia definida pela GWM. No entanto, espera-se que o modelo chegue até o fim do ano que vem.
Sob o capô, o hatch chinês traz um motor elétrico que pode alcançar 145 cv ou 173 cv de potência, a depender da versão. As opções de bateria são de 49 kWh e de 63 kWh. Dessa forma, o Good Cat consegue alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 400 km (no ciclo chinês CATL).
JAC YIWEY 3
Recém apresentado na China, o JAC Yiwey 3 (Y3) tem grandes chances de chegar o mercado brasileiro. O modelo, com design mais urbano, será o principal rival do BYD Dolphin no mercado. Em relação a tamanho, o hatch conta com 4,02 metros de comprimento, 1,56 m de altura, 1,77 de largura e 2,62 m de entre-eixos. Ou seja, tem porte similar ao de modelos como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
No mercado chinês, o modelo será vendido em duas versões de acabamento. A configuração mais barata usa motor elétrico de 95 cv de potência e 405 km de autonomia. Já a versão topo de linha oferece 134 cv e uma autonomia máxima de até 505 km. Sobre preços, o hatch da JAC Motors pode custar entre 97.900 yuans e 129.000 yuans. Ou seja, algo em torno de R$ 67.000 e R$ 87.000 na conversão direta e sem impostos.
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