Você está lendo...
Segredo: novos Fiat Argo e Cronos chegam em julho com câmbio CVT
Notícias

Segredo: novos Fiat Argo e Cronos chegam em julho com câmbio CVT

Hatch e sedã da Fiat ganharão conjunto mecânico do SUV Pulse, com motor 1.3 Firefly flex e câmbio CVT, para serem os automáticos mais baratos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

09 de jun, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Argo
Fiat Argo teve reajustes de até R$ 2.500
Crédito:Fiat/Divulgação

A Fiat prepara o lançamento dos novos Argo e Cronos com atualizações visuais e na mecânica. A dupla de compactos terá leves retoques no visual, sem alterar muito os faróis e as lanternas. Ou seja, será uma plástica leve com foco na adição de tecnologias, como a multimídia conectada de 8″ do SUV Pulse. Hatch e sedã estreiam até o fim de julho.

Argo e Cronos também terão um reforço importante na mecânica, para, quem sabe, serem os carros automáticos mais acessíveis do mercado. A dupla ganhará o câmbio CVT que simula 7 marchas. Ele virá com o motor 1.3 Firefly flex já na versão do Pulse, com menos de potência e torque, para se adequar aos novos limites do Proconve L7.

Fiat
Fiat/Divulgação

Publicidade


De acordo com reportagem publicada pelo Motor1 Argentina, que entrevistou o diretor comercial da Fiat no País, Pablo García Leyenda, a linha 2023 de Argo e Cronos terá catálogo de versões revisto. Vale lembrar que a dupla já contou até com opções do câmbio automatizado GSR. E ainda tem o câmbio automático de seis marchas nas versões mais caras. Entretanto, o motor 1.8 Etorq foi aposentado por conta das novas regras do Proconve.

Herança do Pulse

De acordo com o site argentino, outra carta na manga da Fiat é uma nova versão topo de linha dos modelos com o câmbio CVT e o motor 1.0 turbo de injeção direta. Ele também trabalha em conjunto com a transmissão automática que simula sete marchas.

Os planos para o modelo estão a todo vapor, afinal, na Argentina, o sedã é um sucesso. Enquanto no Brasil o Cronos é o 19º colocado no ranking geral de vendas de automóveis e comerciais leves, no país vizinho é o líder de vendas, seguido por Toyota Hilux e Chevrolet Cruze. Por causa disso, suas exportações quadruplicaram de 2020 para cá, e “a vida útil do Cronos está se alongando”, afirma Leyenda.




Fiat Pulse SUVs ranking
Fiat/Divulgação

Plástica leve

De acordo com o Autos Segredos, que flagrou o Fiat Argo em testes, o hatch terá visual levemente modificado. O tapinha traz mudanças no para-choques dianteiro, na grade e nas rodas, mas não vai alterar faróis, capô e para-lamas. Por fora, ganhará novos adesivos a depender da versão. Na traseira, nada muda. O mesmo será feito no Cronos.

Apesar da leve reformulação, os compactos terão mais equipamentos de série. Na segurança, por exemplo, adotarão airbags laterais dianteiros como opcional. Desse modo, ganhará os bancos dianteiros do Pulse. O volante também virá do SUV. E os controles de estabilidade e de tração virão de série, mas só nas versões mais caras.


Motores e versões

Dessa forma, a gama ficará assim: 1.0, 1.0 Drive, 1.3 Drive Manual, 1.3 Drive CVT, 1.3 Trekking e 1.3 Trekking CVT – as duas últimas exclusivas do hatch Argo. Na mecânica, o motor 1.0 flex de três cilindros vai manter os 71 cv de potência e 10 mkgf de torque com etanol, e o câmbio manual de cinco marchas. Já o 1.3 terá 2 cv a menos, com 75 cv de potência máxima e 11,7 mkgf de torque a 3.250 rpm. Este terá opção manual ou automática CVT.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião