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Sem crise de identidade
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Sem crise de identidade

Novo Peugeot 3008 chega em versão única por R$ 135.990, equipado e com boa dirigibilidade

José Antonio Leme, de Petrópolis (RJ)

20 de jun, 2017 · 5 minutos de leitura.

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Crédito:Peugeot

Após um longo período de terapia, o Peugeot 3008 se encontrou. A crise de identidade entre uma perua alta e um utilitário-esportivo passou, e a segunda geração do modelo optou pelo estilo mais “jipe”. Agora, o carro chega em versão única com valor de pré-venda de R$ 135.990. Para os 30 primeiros compradores, a Peugeot dará um patinete elétrico.

Fabricado na França, o 3008 vem com uma ampla lista de itens de série, para brigar na categoria de utilitários-esportivos médios, liderada pelo Jeep Compass (R$ 103.490).

O Peugeot tem seis air bags, controle de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, sistema de fixação Isofix para assentos infantis, assistente de partida em rampa, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, faróis full-LED, sensores de obstáculos na frente e atrás, câmera na traseira, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageador, painel de instrumentos virtual de 12,3”, central multimídia com tela de 8” com integração com Android Auto e Apple Car Play, carregamento de celular por indução, etc.

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Sob o capô estão os conhecidos motor 1.6 turbo de 165 cv e 24,5 mkgf a gasolina e o câmbio automático de seis marchas, que não sofrem para mover os 1.567 kg do 3008. Mas, com quatro adultos a bordo e porta-malas cheio, o quatro-cilindros trabalha no limite.

Graças ao torque disponível a apenas 1.400 rpm, o Peugeot vai bem. O câmbio automático tem marchas bem escalonadas e sempre seleciona a marcha ideal, conforme a necessidade.


Desenvolvido sobre a nova plataforma modular para veículos médios da Peugeot, batizada de EMP2, o 3008 se destaca pelo bom comportamento em curvas. A direção é direta, e as suspensões têm boa calibragem, o que evita que a carroceria role muito. Contudo, os amortecedores tendem a “bater seco” em buracos.

Por dentro, o visual é de um carro futurista, com botões que lembram chaves de comandos de avião. O acabamento tem boa qualidade e no painel há plástico suave ao toque e tecido, além de um material que imita alumínio. Os instrumentos são voltados para o motorista, o que favorece a ergonomia.

O volante pequeno, como o do 208, oferece boa pegada e cria uma sensação de esportividade, enquanto os bancos seguram bem os ocupantes.


Prós
Dirigibilidade
Construção sólida, direção refinada e estabilidade em curvas fazem do 3008 um carro gostoso de guiar, apesar de ser um SUV.

Contras
Motor
O 1.6 turbo não é um motor ruim, mas com certeza ele está trabalhando no limite para um carro no porte do 3008 quando estiver totalmente carregado.

Ficha técnica


Preço sugerido
R$ 135.990
Motor
1.6, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência (cv)
165 a 6.000 rpm
Torque (mkgf)
24,5 a 1.400 rpm
Câmbio
Automático, 6 marchas
Porta-malas
520 litros

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.