Em meados do ano passado, a Seres chegou ao Brasil com a promessa de amplo portfólio de veículos eletrificados. Quem puxou a fila, a princípio, foi o 3, um SUV compacto, com porte de Hyundai Kona EV e Volvo EX30, e motorização 100% elétrica (veja o vídeo), bem como o 5, um utilitário um pouco maior e com duas opções de propulsão. Entretanto, antes mesmo da chegada do terceiro integrante da gama, o Seres 7, a marca chinesa decidiu fazer uma reestruturação em sua estratégia.
A princípio, houve rumores de abandono do mercado brasileiro. Mas, de acordo com a Seres, a marca não encerrou sua operação no País. “Realmente estão (a Seres) passando por uma reestruturação interna e isso atrasou processos até a reestruturação estar concluída”, relata a fabricante, em resposta ao questionamento do Jornal do Carro, na manhã desta terça-feira (23). A ideia da fabricante é emitir um comunicado a respeito em breve.
Quem é a Seres?
Ligada à fabricante de smartphones Huawei, a Seres nasceu, em 2016, no Vale do Silício (Estados Unidos). A ideia inicial consistia em seguir a estratégia da Tesla, com vendas online e zero concessionárias físicas. Todavia, a marca, nesse meio-tempo, abriu duas revendas no País. Uma em Barueri (São Paulo) e outra na cidade do Rio de Janeiro (RJ). De acordo com o site da fabricante chinesa, os modelos continuam à venda. No entanto, aparecem apenas os preços do Seres 3 (R$ 199.990) e do Seres 5 (R$ 394.990). Portanto, os modelos 5 EVR e 7 não aparecem.
Por falar em valores, cabe recordar que, à época da estreia no Brasil, a marca explicou que seus investimentos vêm de dois grupos chineses. São eles: Dongfeng e Sokon (DFSK). No total, há sete fábricas que operam globalmente: duas na China, quatro nos EUA e uma no Japão. Os modelos importados ao Brasil vêm de Xangai (China).
O carro chefe da Seres
O Seres 3 BEV trata-se de um SUV compacto com propulsão elétrica (motor fica na dianteira) que gera 163 cv e 30,6 mkgf de torque. Tem tração traseira. De acordo com a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 160 km/h.
O pacote de baterias de íon de lítio de 52,7 kWh do Seres 3 promete autonomia de até 209 km, de acordo com o Inmetro. Em medidas, tem 4,39 metros de de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos fica em 2,66 m. Já no porta-malas, de acordo com a marca, cabem 318 litros.
De série, o modelo conta com controlador de velocidade, bancos revestidos com couro (dianteiros com regulagem elétrica), três modos de condução (Comfort, Eco e Sport) e central multimídia com tela de 10,25″. Na lista, seguem, ainda, câmeras 360º e carregamento de celular por indução, bem como ar-condicionado automático, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por interruptor elétrico e rodas de 18″.