VW
Reprodução/Internet

Sigla GTI, da linha esportiva da VW, ganha novo logotipo com relâmpago

VW revisou logotipo GTI para entrar na era de veículos elétricos e substituiu "I" (de injeção) por um raio, que simboliza a eletricidade

Por Vagner Aquino 01 de ago, 2023 · 4m de leitura.

A tradicional linha esportiva GTI, da Volkswagen, vai mudar o logotipo para entrar de vez na era da eletrificação. A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.

Basicamente, a Volkswagen realizou a mudança para dar mais sentido à sigla. Afinal, o “I” seria inútil em modelos com motorização elétrica que, afinal, não possuem injeção como nos propulsores a combustão. Cabe lembrar que, por ora, isso ainda se aplica a modelos como Polo GTI europeu, por exemplo. Aliás, enquanto o Gol GTI foi sucesso no Brasil na década de 1990, no Velho Continente teve até Passat com sobrenome esportivo.

Tradição mantida

De acordo com a Volkswagen, independente da transição para uma era de modelos elétricos, alguns conceitos permanecerão em cena. Dentre eles, alguns nomes de carros e propostas, bem como emblemas icônicos, como GTI e R, por exemplo.


Por ora, o uso da sigla GTX designa os modelos elétricos de alto desempenho da Volkswagen. Entretanto, não se sabe se as letras GTI vão ocupar seu lugar ou se o novo logotipo se refere a outro tipo de especificação. A princípio, vale explicar que como acontece com qualquer tipo de patente, não há garantia de que isso seja usado em futuros conceitos ou veículos de produção.

VW ID.2all
Conceito ID.2 All antecipa futuro Golf elétrico (Volkswagen/Divulgação)

Informações da imprensa internacional especulam que a ideia da VW em registrar o termo no DPMA (Deutsche Patent und Markenamt/Departamento Alemão de Marcas e Patentes) consiste em dar sobrenome à variante esportiva do hatch compacto ID.2all – que chega ao mercado em 2025.


O modelo, a princípio, que ficará na plataforma MEB Entry, terá tração dianteira e, assim, seria mais adequado à proposta de esportividade. Cabe recordar que o membro do conselho de desenvolvimento técnico da VW, Kai Grünitz, prometeu, recentemente, um derivado esportivo do ID.2all. Em fase de desenvolvimento, o carro promete potência de 223 cv e 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se