Em evento na fábrica de Betim (MG), o presidente do grupo Stellantis para a América Latina, Emanuele Cappellano, anunciou um investimento de R$14 bilhões para o Polo Automotivo. O evento, que contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, marcou o maior valor já investido na história da unidade mineira.
Além disso, foi confirmada a expansão da linha de motores do grupo, responsável pela produção dos futuros lançamentos. Bem como dos aguardados modelos Bio-Hybrid, cujas plataformas foram anunciadas no ano passado. Conforme o Estadão antecipou em reportagem recente, com a rápida transição para o carro elétrico na Europa, algumas montadoras vão importar linhas de produção de motores aposentados por lá, mas prontas para a eletrificação.
Primeiro híbrido da Stellantis chega em 2024
Ainda durante a coletiva, a Stellantis confirmou que o primeiro modelo com tecnologia híbrida estreia neste ano, no 2º semestre. Mas o escolhido é um mistério. Ao que tudo indica, e conforme publicamos no JC, a nova geração do Peugeot 2008 tem tudo para ser o primeiro híbrido flex da Stellantis. O SUV compacto estreia agora no meio do ano.
Além de trazer uma nova linha de motores, o investimento elevará a atual capacidade de produção em Betim. Assim, a fábrica passará de 750 mil unidades por ano, para 1,1 milhão de motores anuais. Para isso, a montadora vai investir R$ 454 milhões e contratar 600 novos funcionários, um passo estratégico, já que os motores da fábrica mineira equiparão os carros eletrificados do grupo.
O montante é parte dos R$ 32 bilhões que a Stellantis aplicará na América do Sul entre 2025 e 2030. E que vão resultar no lançamento de 40 novos modelos no período, bem como 8 novos motores para os carros das marcas do grupo. Vale lembrar, a Stellantis reúne Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, para citar as principais presentes no Brasil.
Chinesa Leapmotor a caminho do Brasil
Na coletiva em Betim, muito se perguntou sobre a marca chinesa Leapmotor, recentemente adquirida pela Stellantis. Sobre quais são os próximos passos, Cappellano afirmou que o grupo ainda está na fase de estudos de mercado e de posicionamento da marca.
Conforme o Jornal do Carro detalhou nos últimos dias, dois modelos da Leapmotor podem aparecer no País nos próximos meses: os elétricos C10 e T03. A Stellantis, aliás, já registrou as patentes do C10 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Trata-se de um SUV elétrico com 231 cv de potência e 32,6 mkgf de torque máximo imediato.
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