A Stellantis detalhou, nesta segunda-feira (27), um pouco mais do pacotão de investimentos que destinará R$ 32 bilhões ao Brasil nos próximos anos. Desta vez, a montadora recebeu autoridades na fábrica de Porto Real, no sul do Rio de Janeiro, para anunciar um aporte de R$ 3 bilhões na planta fluminense responsável por produzir carros das francesas Citroën e Peugeot. Pois a novidade é que a fábrica terá um modelo inédito de outra marca.
Como se sabe, a Stellantis está unificando sua gigantesca estrutura no País, para otimizar a produção e os custos. Por exemplo, a montadora anunciou na última semana o investimento na fábrica de motores de Betim (MG), de onde saem os modelos da Fiat. Lá, o grupo vai instalar uma nova linha de motores que virá da Europa, onde foi desativada. Esta linha, já pronta para a eletrificação, fará motores híbridos flex para a Stellantis.
Citroën Basalt é o próximo a ganhar produção
Tal como contamos aqui no Jornal do Carro nos últimos dias, a Stellantis já começou a promover algumas mudanças na fábrica de Porto Real. Por exemplo, a montadora deixou de produzir o SUV Peugeot 2008, que, em breve, ganhará nova geração no País, desta vez importada da Argentina. Além disso, o grupo vai encerrar num futuro breve a produção do veterano motor 1.6 flex, ainda disponível no C3 e no 208.
Pois, com o fim do antigo 1.6, todos os carros de Citroën e Peugeot passarão a usar conjuntos mecânicos (híbridos e flex) de origem Fiat. Por isso, o novo Aircross chegou há seis meses somente com o motor 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf de torque máximo e o câmbio automático CVT que simula 7 marchas. E assim será com o SUV-cupê Basalt, terceiro modelo da família C-Cubed, com produção em Porto Real a partir do 2º semestre de 2024.
Jeep Avenger deve ser novidade da Stellantis
A surpresa da Stellantis é a confirmação de que a montadora produzirá um quarto modelo na fábrica do RJ. O comunicado não diz qual será o carro e tampouco quando será o seu lançamento. Entretanto, o Jornal do Carro tem uma aposta bem definida: este modelo inédito tem tudo para ser o Jeep Avenger, novo SUV de entrada da marca na Europa.
O utilitário, aliás, está em estudos no Brasil, conforme revelou o CEO do grupo, Emanuele Cappellano. Assim, caso a Stellantis aprove, o Avenger será o novo SUV de entrada da Jeep no País, vaga ocupada pelo Renegade, que está no fim da atual geração. Como terá a plataforma dos modelos da Citroën, será feito no RJ ao lado de Aircross, Basalt e C3.
Na Europa, o Jeep Avenger conta com vasto leque de versões que incluem opção a gasolina, híbrida e elétrica. Por exemplo, o Avenger e-Hybrid é híbrido leve com motor 1.2 turbo de 100 cv e sistema de 48 volts. Já a versão 100% elétrica tem motor de 156 cv. Nas dimensões, o SUV é menor que o Renegade e tem tamanho de Fiat Pulse, com 4,08 metros de comprimento 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos.
O porta-malas com 380 litros de volume e fica empatado com o Renegade. No Brasil, nossas apurações apontam que o Jeep Avenger terá motores 1.0 turbo e 1.3 turbo da Stellantis, em versões flex a combustão e híbridas. Ambas virão com o câmbio CVT. O modelo, aliás, poderá estrear a tecnologia híbrida flex que irá para os carros da Stellantis.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!