Com mais de 9 mil emplacamentos apenas no dia 31, o mês de março fechou com recuperação nas vendas de veículos novos. Ao todo, foram 134.904 automóveis e comerciais entregues, alta de 9,65% na comparação com fevereiro, que somou 123.035 unidades (mas com menos dias úteis). Dessa forma, março teve alterações no ranking dos mais vendidos, com quatros SUVs e duas picapes no “top 10”.
A Fiat Strada continua a liderar as vendas gerais, seguida pelo Hyundai HB20, que se mantém como o carro de passeio mais vendido do País em 2022 – ele foi líder em 2021. Já entre os SUVs, o T-Cross se mantém no topo do ranking, à frente da dupla Renegade e Compass, da Jeep, e do Hyundai Creta. Inclusive, o SUV compacto da Volkswagen foi o veículo mais vendido no varejo.
Entretanto, a situação não anda nada boa para a alemã, que despencou e aparece apenas como 5ª colocada, atrás de Toyota (3ª) e Hyundai (4ª). Isso tanto em março quanto no acumulado de 2022. Já a Fiat continua líder absoluta, com a General Motors na 2ª posição ainda buscando se reerguer diante da (latente) crise dos chips. Na sequência, vem Jeep, Renault, Honda, Nissan e Caoa Chery.
Trimestre difícil
Apesar da recuperação em março, as vendas de modelos 0km no 1º trimestre ficaram aquém do esperado. Na comparação com março de 2021, por exemplo, a queda é de 23,8%. Ou seja, há um ano, mesmo com a crise sanitária no seu pico de infecções e mortes por Covid-19, foram entregues 177.080 veículos no País. Assim, o trimestre ficou muito abaixo da expectativa, com queda de 24,7%.
Dois motivos levaram a esse cenário. O primeiro deles, e o mais impactante, é a crise no abastecimento de componentes, sobretudo semicondutores. Eles continuam escassos, e, por isso, algumas fábricas tiveram de desligar as máquinas e suspender a produção. A Volkswagen talvez seja a mais afetada pela falta de chips neste início de ano. Modelos como Gol, Voyage e Saveiro estão em falta.
Outros dois fatores que pesam sobre o mercado em 2022 são a Guerra na Ucrânia, com impacto na cadeia industrial, e o encarecimento dos combustíveis. Segundo José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave, a associação dos concessionários, a alta nos preços dos combustíveis “impacta na decisão de compra dos consumidores e, portanto, reflete no desempenho do setor”, esclarece.
Ranking: os 25 carros mais vendidos de março
Abaixo, a lista dos modelos mais vendidos em março, com mudanças. Por exemplo, o Jeep Renegade, que começou muito bem o ano, trocou de motores e de linha, e caiu no ranking. No último mês, foi apenas o 14º mais emplacado. Mas o que chama a atenção é o domínio dos utilitários: são cinco SUVs e duas picapes no “top 10”, com Strada, T-Cross, Tracker, Compass, Corolla Cross e Creta.
Outro detalhe é o desempenho dos últimos lançamentos. O SUV Fiat Pulse, por exemplo, vendeu quase o mesmo que o Renegade, e ficou com a 15ª colocação. Já o Renault Kwid, carro mais barato do País atualmente, foi só o 16º do ranking, mesmo com visual renovado e novos conteúdos. Por fim, o novo Honda City começa a aparecer com volumes parecidos para hatch e sedã. Veja:
- 1º) Fiat Strada – 7.567
- 2º) Hyundai HB20 – 6.908
- 3º) Fiat Mobi – 6.581
- 4º) Volkswagen T-Cross – 6.549
- 5º) Chevrolet Onix – 5.421
- 6º) Chevrolet Tracker – 4.748
- 7º) Jeep Compass – 4.724
- 8º) Fiat Toro – 4.442
- 9º) Toyota Corolla Cross – 4.318
- 10º) Hyundai Creta – 4.238
- 11º) Toyota Corolla sedã – 4.196
- 12º) Chevrolet Onix Plus – 4.179
- 13º) Toyota Hilux – 3.971
- 14º) Jeep Renegade – 3.789
- 15º) Fiat Pulse – 3.650
- 16º) Renault Kwid – 3.585
- 17º) Volkswagen Nivus – 3.154
- 18º) Fiat Argo – 3.078
- 19º) Nissan Kicks 2.569
- 20º) Chevrolet S10 – 2.563
- 21º) Peugeot 208 – 2.307
- 22º) Hyundai HB20S – 2.304
- 23º) Toyota Yaris hatch – 2.085
- 24º) Fiat Fiorino – 2.017
- 25º) Honda City sedã – 1.992
Ranking: a disputa entre as marcas em março
Da mesma forma, o ranking das marcas apresentou novidades em março. Fiat e GM continuam a dominar as vendas, mas a Volkswagen, que sempre brigou pela liderança, foi abatida pela falta de chips e também pelas leis de emissões mais severas do Proconve L7, que afetam modelos mais antigos, como o Gol. Assim, está atrás da Toyota, que vai bem com os Corollas sedã e Cross, e da Hyundai, com HB20 e Creta.
Já na segunda parte da lista, a situação é boa para a Caoa Chery, que se estabeleceu no “top 10”, com vantagem sobre a Peugeot, que vem em uma crescente. Já a Ford vive dias inglórios após fechar suas fábricas no País. A marca do oval azul aparece na 13ª colocação em março, atrás, portanto, da Mitsubishi e quase empatada com a alemã BMW. Já a Citroën aguarda ansiosamente a estreia do novo C3.
1º) Fiat – 28.981 (21,48%)
2º) General Motors – 19.208 (14,24%)
3º) Toyota – 16.995 (12,60%)
4º) Hyundai – 14.226 (10,55%)
5º) Volkswagen – 12.758 (9,46%)
6º) Jeep – 10.351 (7,67%)
7º) Renault – 8.381 (6,21%)
8º) Honda – 4.692 (3,48%)
9º) Nissan – 4.036 (2,99%)
10º) Caoa Chery – 3.171 (2,35%)
11º) Peugeot – 3.100 (2,30%)
12º) Mitsubishi – 1.731 (1,28%)
13º) Ford – 1.298 (0,96%)
14º) BMW – 1.234 (0,91%)
15º) Citroën – 1.177 (0,87%)