Diogo de Oliveira

05/04/2022 - 8 minutos de leitura.

Strada, HB20 e T-Cross lideram vendas em março; veja o ranking

Com alta em relação a fevereiro, março teve mais de 9 mil carros emplacados em um único dia; veja o ranking dos modelos mais vendidos no mês

Volkswagen T-Cross emplacou mais de 70 mil unidades em 2023 Crédito: Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Com mais de 9 mil emplacamentos apenas no dia 31, o mês de março fechou com recuperação nas vendas de veículos novos. Ao todo, foram 134.904 automóveis e comerciais entregues, alta de 9,65% na comparação com fevereiro, que somou 123.035 unidades (mas com menos dias úteis). Dessa forma, março teve alterações no ranking dos mais vendidos, com quatros SUVs e duas picapes no “top 10”.

A Fiat Strada continua a liderar as vendas gerais, seguida pelo Hyundai HB20, que se mantém como o carro de passeio mais vendido do País em 2022 – ele foi líder em 2021. Já entre os SUVs, o T-Cross se mantém no topo do ranking, à frente da dupla Renegade e Compass, da Jeep, e do Hyundai Creta. Inclusive, o SUV compacto da Volkswagen foi o veículo mais vendido no varejo.

Entretanto, a situação não anda nada boa para a alemã, que despencou e aparece apenas como 5ª colocada, atrás de Toyota (3ª) e Hyundai (4ª). Isso tanto em março quanto no acumulado de 2022. Já a Fiat continua líder absoluta, com a General Motors na 2ª posição ainda buscando se reerguer diante da (latente) crise dos chips. Na sequência, vem Jeep, Renault, Honda, Nissan e Caoa Chery.

Continua depois do anúncio

Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS) foi uma das mais afetadas pela falta de chips (Divulgação)

Trimestre difícil

Apesar da recuperação em março, as vendas de modelos 0km no 1º trimestre ficaram aquém do esperado. Na comparação com março de 2021, por exemplo, a queda é de 23,8%. Ou seja, há um ano, mesmo com a crise sanitária no seu pico de infecções e mortes por Covid-19, foram entregues 177.080 veículos no País. Assim, o trimestre ficou muito abaixo da expectativa, com queda de 24,7%.

Dois motivos levaram a esse cenário. O primeiro deles, e o mais impactante, é a crise no abastecimento de componentes, sobretudo semicondutores. Eles continuam escassos, e, por isso, algumas fábricas tiveram de desligar as máquinas e suspender a produção. A Volkswagen talvez seja a mais afetada pela falta de chips neste início de ano. Modelos como Gol, Voyage e Saveiro estão em falta.


Outros dois fatores que pesam sobre o mercado em 2022 são a Guerra na Ucrânia, com impacto na cadeia industrial, e o encarecimento dos combustíveis. Segundo José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave, a associação dos concessionários, a alta nos preços dos combustíveis “impacta na decisão de compra dos consumidores e, portanto, reflete no desempenho do setor”, esclarece.

Picape Fiat Strada mantém a liderança geral do mercado brasileiro em 2022 (Divulgação)

Ranking: os 25 carros mais vendidos de março

Abaixo, a lista dos modelos mais vendidos em março, com mudanças. Por exemplo, o Jeep Renegade, que começou muito bem o ano, trocou de motores e de linha, e caiu no ranking. No último mês, foi apenas o 14º mais emplacado. Mas o que chama a atenção é o domínio dos utilitários: são cinco SUVs e duas picapes no “top 10”, com Strada, T-Cross, Tracker, Compass, Corolla Cross e Creta.


Outro detalhe é o desempenho dos últimos lançamentos. O SUV Fiat Pulse, por exemplo, vendeu quase o mesmo que o Renegade, e ficou com a 15ª colocação. Já o Renault Kwid, carro mais barato do País atualmente, foi só o 16º do ranking, mesmo com visual renovado e novos conteúdos. Por fim, o novo Honda City começa a aparecer com volumes parecidos para hatch e sedã. Veja:


Leia Mais


Ranking: a disputa entre as marcas em março

Da mesma forma, o ranking das marcas apresentou novidades em março. Fiat e GM continuam a dominar as vendas, mas a Volkswagen, que sempre brigou pela liderança, foi abatida pela falta de chips e também pelas leis de emissões mais severas do Proconve L7, que afetam modelos mais antigos, como o Gol. Assim, está atrás da Toyota, que vai bem com os Corollas sedã e Cross, e da Hyundai, com HB20 e Creta.

Já na segunda parte da lista, a situação é boa para a Caoa Chery, que se estabeleceu no “top 10”, com vantagem sobre a Peugeot, que vem em uma crescente. Já a Ford vive dias inglórios após fechar suas fábricas no País. A marca do oval azul aparece na 13ª colocação em março, atrás, portanto, da Mitsubishi e quase empatada com a alemã BMW. Já a Citroën aguarda ansiosamente a estreia do novo C3.


1º) Fiat – 28.981 (21,48%)
2º) General Motors – 19.208 (14,24%)
3º) Toyota – 16.995 (12,60%)
4º) Hyundai – 14.226 (10,55%)
5º) Volkswagen – 12.758 (9,46%)
6º) Jeep – 10.351 (7,67%)
7º) Renault – 8.381 (6,21%)
8º) Honda – 4.692 (3,48%)
9º) Nissan – 4.036 (2,99%)
10º) Caoa Chery – 3.171 (2,35%)
11º) Peugeot – 3.100 (2,30%)
12º) Mitsubishi – 1.731 (1,28%)
13º) Ford – 1.298 (0,96%)
14º) BMW – 1.234 (0,91%)
15º) Citroën – 1.177 (0,87%)

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

Notícias

Novo Renault Duster estreia com conjunto híbrido que virá ao Brasil

Lançamentos

Rampage Laramie Night Edition estreia na Agrishow; veja o preço

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

VER TODAS AS OFERTAS