O novo Subaru Forester está chegando às lojas a partir do final deste mês trazendo nova plataforma e mais tecnologia. Os preços partem de R$ 159.950. O Forester, que vem do Japão, está estreando a quinta geração.
O modelo cresceu 3 cm no comprimento (4,62 m) e no entre eixos (2,67 m). A largura aumentou 2 cm (1,81 m), e a altura diminuiu 5 mm (1,73 m). Isso resultou em mais espaço para pessoas e para bagagens, já que o porta-malas foi para 520 litros (15 a mais que o modelo de quarta geração).
De acordo com a Subaru, 80% das peças do motor boxer 2.0 de quatro cilindros são novas. A principal mudança é a injeção direta. A potência subiu de 150 para 156 cv. O torque subiu cerca de 2 mkgf, para 20 mkgf.
A tração é integral, com ajustes para o tipo de solo (areia, lama, etc.). O câmbio continuamente variável (CVT) simula sete marchas. Segundo a Subaru, o novo motor ficou 12 kg mais leve, enquanto a transmissão “emagreceu” outros 7,8 kg.
- Subaru mostra teaser de nova geração da Outback
- Subaru XV ganha pacote com recursos de assistência ao condutor
Interior é confortável
Por dentro, o acabamento agrada, com superfície macia em painel e bancos de couro. Atrás, há saídas de ar-condicionado e porta USB. A parte traseira dos bancos dianteiros têm divisões individuais para colocação de jornais, tablets e celulares. A tampa traseira dispõe de abertura automática, com comando no painel.
Câmeras vigiando
Em termos de tecnologia, o carro ganhou o sistema EyeSight, uma dupla de câmeras que vigia o ambiente e comanda sistemas como o controle de cruzeiro adaptativo (segue o ritmo do trânsito), frenagem automática, etc. O EyeSight é o único opcional do veículo, e custa R$ 10 mil.
Com ele, o preço salta para R$ 169.990. Além de vigiar a dianteira, o Forester tem também controles que alertam para ponto cego e tráfego cruzado, por exemplo. Nesse caso, ele avisa se há veículos ou pessoas se aproximando da traseira.