Você está lendo...
Subaru Forester XT evolui nos detalhes
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Subaru Forester XT evolui nos detalhes

Por R$ 134.900, utilitário esportivo exibe qualidades que a marca japonesa não tinha

03 de dez, 2014 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Subaru Forester XT evolui nos detalhes

O Forester é a comprovação da maturidade alcançada pela Subaru. Com o utilitário-esportivo japonês, a marca mostra que aprendeu que não se pode ter apenas produtos de boa construção; é preciso, também, investir em aspectos como estilo. Tabelado a R$ 134.900 na versão XT Turbo, o modelo não é o carro mais bonito já feito, mas luta de igual para igual com seus concorrentes neste quesito e mostra qualidades interessantes, como o desempenho do motor 2.0 boxer a gasolina.

Os quatro cilindros horizontais contrapostos do propulsor turboalimentado contribuem para seus 240 cv e 35,7 mkgf. Como o torque máximo surge a 3.600 rpm, uma faixa de rotação média, há força de sobra para arrancadas e ultrapassagens seguras. Para complementar o conjunto, a Subaru escolheu um câmbio CVT, que simula oito marchas – ou seis, em um modo mais esportivo.

Publicidade


Um veículo de 1.502 kg com essa transmissão não parece ser uma combinação animadora. Mas, no Forester, a junção gera desempenho muito bom, linear e sem lacunas. Há hastes atrás do volante para mudanças manuais de marcha.

A dirigibilidade é outro ponto positivo. O motor, umas das partes mais pesadas de um carro, foi posicionado de modo a proporcionar um centro de gravidade baixo.Além disso, há tração nas quatro rodas, ligada à suspensão independente.

Assim, o Forester não aderna muito em curvas e consegue fazê-las de forma muito eficiente, liberando a frente em situações extremas, que são neutralizadas pelo controle de estabilidade.Os freios também são eficazes e mostram bom poder já no início do curso do pedal. Há ainda o sistema SI-Drive, que permite a escolha de três modos de condução, o que ajuda o motorista a ajustar o carro para a obter a melhor resposta em estrada, quando se precisa de mais fôlego e menos arrancada, ou cidade, de maneira inversa. Para os fãs de off-road, um aparato chamado de X-Mode melhora a entrega de potência em piso escorregadio.


O Forester é completo. Tem itens importantes, como sensores automáticos que acionam luzes e limpadores de para-brisa, faróis de LEDs e xenônio, câmera de estacionamento, ar-condicionado com duas zonas, abertura e fechamento elétrico do porta-malas e um belo teto solar panorâmico.

Ficha Técnica:

Preço: R$ 134.900
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, gasolina
Potência (cv): 240 a 5.600 rpm
Torque (mkgf): 35,7 a 3.600 rpm
Câmbio: Automático CVT


Forester XT:

Prós:

DIRIGIBILIDADE – Conjunto de motor, câmbio e suspensão deixa o Forester gostoso de dirigir.


Contras:

VISÃO TRASEIRA: Vigia pequena é ruim para o motorista, que só manobra com a ajuda da câmera de ré.


Deixe sua opinião