Você está lendo...
Subcompactos ganharão espaço no Brasil
Notícias

Subcompactos ganharão espaço no Brasil

Volkswagen Up será lançado no segundo semestre deste ano RAFAELA BORGES FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃOA partir do último trimestre deste ano,... leia mais

31 de jan, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Subcompactos ganharão espaço no Brasil

Volkswagen Up será lançado no segundo semestre deste ano

RAFAELA BORGES
FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

A partir do último trimestre deste ano, as montadoras passam a popularizar no Brasil o conceito de subcompacto, já tradicional na Europa e Ásia. No fim do ano estreia aqui o Up, que promete ser o primeiro modelo de grande volume do segmento. O Volkswagen, que ficará posicionado abaixo do Gol – como o carro de entrada da marca -, custará cerca de R$ 25 mil.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


Depois, virão o subcompacto da Chevrolet (sucessor do Celta, mas com porte maior) e o novo Ford Ka, que deverá ser menor que o atual. Os dois devem ser lançados em 2014. Há a expectativa de que o Fiat que será feito na fábrica que está sendo erguida em Goiana (PE) engrosse o segmento.

“Em outros países, esses modelos são chamados de urbanos”, diz o consultor Paulo Garbossa, da ADK Automotive. “Eles são pequenos, bons para andar nas grandes cidades e estacionar em vagas cada vez mais raras e apertadas.”
Diferentemente de carros como VW Gol e Fiat Palio, por exemplo, os subcompactos podem levar só quatro pessoas – dois no banco de trás -, em vez de cinco. Além disso, têm, em geral, duas portas.

“Atualmente, 60% das pessoas que circulam de carro em São Paulo viajam sozinhas. Por isso os subcompactos, que são mais baratos, leves e têm baixo consumo de combustível, se tornaram ideais para os dias atuais”, afirma Garbossa. Ele lembra que esses veículos não são para famílias. “A não ser que o casal tenha outro veículo maior para levar os filhos no dia a dia e usar em viagens.”


O mercado brasileiro já conta com modelos pequeninos, como o sul-coreano Kia Picanto, os chineses Chery QQ e JAC J2 e o mexicano Fiat 500. Ao menos por ora, todos são carros de nicho.

Com seus novos subcompactos, Fiat, Volks, GM e Ford querem brigar pelo topo do ranking de emplacamentos. “Serão carros de grandes volumes de vendas”, diz Garbossa.


Deixe sua opinião