A Volvo revelou nesta quarta-feira (9) o seu novo SUV elétrico, o EX90. O utilitário de sete lugares passa a ser o utilitário topo de linha da marca sueca e, pouco a pouco, ocupará o lugar do atual XC90. O modelo estreia na Europa em 2023 e será feito também nos Estados Unidos e na China, o que lhe dará grande volume. Mas o Brasil terá de esperar mais um pouco, já que a previsão é de que o novo SUV chegue apenas no início de 2024 por aqui.
De início, o Volvo EX90 será vendido em versão única que contará com tração integral e dois motores elétricos que geram 517 cv de potência e 92,8 mkgf de torque máximo. Por conta do pacote de baterias de 111 kWh, o SUV consegue rodar até 600 km com apenas uma carga, segundo o ciclo europeu WLTP. De acordo com a montadora, o EX90 pode recuperar de 10% a 80% da carga em 30 minutos em estações de alta potência.
Vale dizer que, durante a live de lançamento – que foi feita em Estocolmo, na Suécia, com transmissão mundial -, a Volvo confirmou que pretende lançar um novo carro elétrico a cada ano, a começar pelo EX90. Dessa forma, até 2030, a marca sueca pretende vender apenas veículos alimentados por baterias. Assim, pretende zerar a emissão de carbono até 2040.
Carro mais seguro da história da Volvo
O EX90 representa o início de uma nova era em relação à plataforma e tecnologias de segurança. A montadora, inclusive, confirma que o SUV é o carro mais seguro já feito pela empresa. Para tanto, o utilitário traz recursos inéditos e vai avançar na condução semiautônoma. “Ele terá um escudo invisível de segurança”, resumiu o CEO da montadora, Jim Rowan. Com o EX90, a marca quer reduzir acidentes e afirma que “ninguém deve morrer ou ter ferimentos graves nos carros da Volvo”.
Entre os novos sistemas do Volvo EX90 está, por exemplo, o conjunto exclusivo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração. Com esse aparato, o novo software tem uma visão em tempo real de 360° para fazer o monitoramento de todo o entorno. Além disso, um outro sistema de compreensão do motorista vai detectar tudo o que acontece no interior do veículo.
Como funciona o LiDAR?
De acordo com a Volvo, o LiDAR (Light Detection and Ranging ou “Detecção de Luz e Alcance”) foi desenvolvido a partir de um software próprio. A tecnologia trabalha em conjunto com os outros recursos e poderá reduzir acidentes graves em até 20%. Com isso, a previsão é que ocorra uma prevenção em até 9% nas colisões. Para isso, o novo recurso – instalado na linha do teto do SUV, rente ao para-brisas – consegue detectar pedestres a distâncias de até 250 metros.
O sistema funciona tanto na claridade quanto no escuro, e pode registrar algo pequeno como, por exemplo, um pneu, a 120 metros à frente. Isso tudo a uma velocidade de rodovia. Ou seja, dirigindo a aproximadamente 120 km/h.
Outro ponto alto no sistema é a detecção em tempo real do interior. Na prática, funciona como uma leitura do motorista. Dessa forma, se o recurso identificar um estado não ideal para dirigir, ele é programado para tomar medidas de ajuda. Como, por exemplo, emitir um sinal de alerta ou, até mesmo, parar o veículo com segurança na beira da estrada. Com esse recurso, será capaz até de detectar crianças dormindo ou monitorar animais de estimação.
Bem equipado
No interior, o novo SUV elétrico da Volvo conta com uma grande tela de 14,5 polegadas. Segundo a marca, ela possui um dos sistemas mais avançados do mercado, com o Google integrado e conexão 5G padrão. Além disso, há conexão para Apple Carplay sem fio. A multimídia reúne os principais comandos do carro e promete evitar distrações. Isso porque traz um visual mais simples e uma disposição de informações mais intuitiva.
Um ponto interessante é que o SUV virá com a tecnologia “phone key” de série. Ou seja, o smartphone do dono servirá como chave, destravando automaticamente o carro. No mais, o recurso também registra o perfil assim que se acessa a cabine. A bordo, também há um sistema de som de cinema com surround Dolby Atmos e 25 alto-falantes.
Seguindo a proposta de sustentabilidade, o EX90 utiliza materiais de origem sustentável no interior e no exterior. Ao todo, o SUV é composto de 15% de aço, 25% de alumínio e 48 kg de plásticos, todos reciclados. Além disso, traz materiais ecológicos, que correspondem a cerca de 15% do total de plástico usado na produção do utilitário.
Como é?
Em relação ao visual, o EX90 mantém o estilo da marca sueca, mas traz linhas mais estreitas e modernas, sobretudo nas lanternas, agora em formato de “C”. A dianteira tem um novo conjunto de faróis de LEDs com o desenho “martelo de Thor”, porém não há uma grade frontal. Na verdade, o emblema da Volvo fica centralizado no bico do para-choques. Outros destaque são as maçanetas retráteis nas portas, que ajudam a reduzir o arrasto aerodinâmico.
Vale destacar ainda que as lanternas têm extensões verticais que sobem pelas colunas traseiras, paralelas às bordas do vigia. Nas laterais, as rodas de 22 polegadas são fechadas e também reduzem o arrasto aerodinâmico. Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o SUV grande de luxo terá uma evolução da atual plataforma SPA (Scalable Platform Architecture). Assim, ganhará espaço interno com o fim das versões híbridas plug-in (PHEV). Nelas, as baterias sairão da posição atual, entre os bancos dianteiros. Dessa forma, amplia a cabine do novo modelo.