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Volvo EX90 terá multimídia capaz de evitar distrações do motorista
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Volvo EX90 terá multimídia capaz de evitar distrações do motorista

Com estreia marcada para 9 de novembro, novo Volvo EX90 contará com duas telas que exibem as informações do carro na hora da condução

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

28 de out, 2022 · 6 minutos de leitura.

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SUV EX90 será apresentado no dia 9 de novembro e substituirá o XC90
Crédito:Divulgação/Volvo

Aos poucos, a Volvo está revelando detalhes do seu novo SUV. Trata-se do EX90, modelo topo de linha da marca sueca que vai substituir o XC90 nos próximos anos. Desta vez, a montadora mostrou algumas imagens do interior do utilitário de luxo. Mais especificamente do painel. Os spoilers exibem a grande tela central em formato de “tablet” e o painel de instrumentos com um visual mais simples e objetivo. Vale dizer que o lançamento do SUV 100% elétrico será revelado no dia 9 de novembro. Mas as vendas vão começar só em 2023.

De acordo com a montadora, o novo design pretende oferecer maior segurança ao condutor. Dessa forma, a disposição das informações evita distrações, sendo mais intuitiva. “Queremos que esses recursos tornem sua vida mais fácil e segura, em vez de criar mais distrações ou confusão. É por isso que é essencial que o carro forneça informações claras e contextuais”, diz o comunicado da Volvo.

Volvo EX90
Divulgação/Volvo

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Como funciona?

Para isso, o novo Volvo EX90 conta com uma grande tela central que terá acesso rápido à navegação, mídia e telefone, além de outras funções do carro. Portanto, o sistema vai analisar automaticamente se você está dirigindo ou estacionado e, a depender da situação, vai disponibilizar as ações que mais fazem sentido. Inclusive, quase não se vê botões no painel, sendo a maioria dos comandos sensíveis ao toque.

Com esse recurso, a fabricante afirma que a troca de modos de condução por exemplo, será feita de maneira mais fácil. Seja em modo manual, assistido ou 100% autônomo – este último previsto para o futuro. Por outro lado, as informações sobre a condução será concentradas no painel de instrumentos logo atrás do volante. Assim, vai mostrar a velocidade, dados de autonomia e informações de direção.

Sucessor Volvo XC90
Reprodução/Kolesa

“É tudo sobre fornecer-lhe as informações certas na hora certa. Queremos que sua experiência de condução tenha foco e seja simples e segura. Como o carro também entende seu entorno e você melhor do que nunca, podemos criar uma situação ainda mais segura e reduzir, assim, a confusão do modo, a distração e a sobrecarga de informações”, pontua Thomas Stovicek, chefe de UX da Volvo Cars.



Recursos de ponta

Além de contar com uma estrutura eletrônica mais robusta, o novo EX90 trará novos recursos avançados de segurança, bem como vai avançar na condução semiautônoma. Para isso, o Volvo X90 terá uma séria de recursos avançados. Esse é o caso, por exemplo, do conjunto exclusivo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração. Dessa forma, o novo software vai oferecer uma visão em tempo real de 360°. Além disso, haverá um novo sistema de compreensão do motorista, que vai detectar tudo o que acontece no interior do veículo.

Sucessor Volvo XC90
Projeção do Volvo EX90 – Reprodução/Kolesa

De acordo com a Volvo, o LiDAR (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance) foi desenvolvido a partir de um software próprio. A tecnologia trabalha em conjunto com os outros recursos e poderá reduzir acidentes graves em até 20%. Com isso, a previsão é de ocorra uma prevenção em até 9% nas colisões. Para isso, o novo recurso – instalado na linha do teto do EX90 – consegue detectar pedestres a distâncias de até 250 metros.

Outro ponto alto no novo sistema de segurança é a detecção em tempo real do interior. Na prática, o sistema funciona como uma leitura do motorista. Segundo a Volvo, o EX90 vai utilizar duas câmeras para captar sinais que indicam a condição do condutor. A tecnologia mede o padrão de olhares para a estrada. Dessa forma, se o recurso identificar um estado não ideal para dirigir, ele é programado para tomar medidas de ajuda. Como, por exemplo, emitir um sinal de alerta ou, até mesmo, parar o veículo com segurança na beira da estrada.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.